No âmbito do esforço de promoção da internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas, a FLAD lança esta terça-feira o Programa UP Ensino Superior, uma linha de financiamento para que possam desenvolver projetos de parceria com instituições dos Estados Unidos tendo em vista a cooperação e a internacionalização do Ensino Superior português.

A importância da internacionalização do Ensino Superior português é uma questão central na atuação da FLAD, que tem vindo a desenvolver um conjunto de projetos e iniciativas para promover o intercâmbio de conhecimento, desenvolvimento de parcerias e a abertura deste importante mercado para as universidades portuguesas. Entre outras iniciativas, a FLAD opera desde 2014 o SiPN – Study in Portugal Network, um programa de intercâmbio de estudantes americanos para universidades portuguesas.

“A criação de parcerias ativas com Instituições de Ensino Superior americanas é importante para que as Instituições Portuguesas conquistem a visibilidade que merecem. Esperamos que essas parcerias abram também caminho à inovação e à experimentação de novas abordagens de ensino.” – Michael Baum, administrador da FLAD.

Programa UP Ensino Superior irá disponibilizar uma linha de financiamento para que as instituições de Ensino Superior portuguesas possam desenvolver os seus projetos tendo em vista a internacionalização das suas próprias instituições, aprendizagem de melhores práticas e cooperação curricular, entre outros.

Os projetos selecionados poderão receber até um máximo de 30 mil euros de financiamento, para projetos que contemplem, de forma combinada ou isolada, por exemplo:

  • Cooperação e/ou articulação curricular (ex: desenvolvimento de diplomas duplos ou conjuntos; apoio financeiro para desenvolvimento de novos consórcios entre Portugal e os EUA; etc.);
  • Adoção e utilização de tecnologia (ex: Aprendizagem Internacional Colaborativa Online – COIL, mobilidade virtual, etc.);
  • Treino e desenvolvimento de docentes e staff (ex: estadias de curta-duração para treino em imersão);
  • Investigação conjunta (ex: projetos conjuntos, redes multilaterais);
  • Aquisição de talento (ex: contratações conjuntas/joint appointments.

As instituições de ensino superior portuguesas que se queiram candidatar a este programa podem apresentar projetos que incluam fins não listados acima, mas é importante que se tratem de iniciativas conjuntas, que demonstrem potencial de envolvimento e empenho mútuo, tendo em vista objetivos comuns para a internacionalização a médio/longo prazo. Os objetivos devem ser explícitos e de fácil mensuração.

Quem se pode candidatar:

  • Serão consideradas propostas para qualquer nível de ensino superior – licenciatura, mestrado, doutoramento, formação executiva, ou outros;
  • Estas propostas podem ser apresentadas de forma isolada ou combinada;
  • Programa está disponível para qualquer área do saber;
  • Universidades, Politécnicos, Faculdades, Centros de Investigação ou Escolas Superiores poderão apresentar candidaturas que envolvam duas ou mais universidades (consórcios), de ambos os lados do Atlântico;
  • As propostas das Instituições do interior do país, ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, terão uma majoração positiva na análise da sua candidatura.

Calendário:

  • O concurso estará aberto entre 2 de junho e 9 de outubro de 2022;
  • Os candidatos serão notificados dos resultados até 27 de outubro de 2022;
  • O apoio será disponibilizado durante o ano de 2022 para iniciativas a iniciarem-se durante o ano académico 2022/23;
  • Em casos excecionais, dependendo da natureza da iniciativa, poderá ser considerado um faseamento do apoio.

Critérios de Elegibilidade e Processo de Candidaturas

  • As candidaturas devem ser submetidas pelas Instituições de Ensino Superior portuguesas;
  • As candidaturas podem ser submetidas em inglês ou português;
  • A cada candidatura submetida, individual ou em formato de consórcio, deverá estar associado um Diretor de Projeto/Investigador Principal que representa a(s) IES(s) envolvida(s) em Portugal, e a indicação de um ponto de contacto de referência na(s) IES(s) envolvidas nos EUA.

A cada candidatura deverá ser anexada a seguinte documentação:

  • Carta de apoio por parte da da(s) IES portuguesa envolvida(s);
  • Carta de apoio por parte da da(s) IES dos EUA envolvida(s);
  • Descrição da ação conjunta e respetivos objetivos;
  • Cronograma;
  • Orçamento refletindo o investimento das diferentes partes envolvidas;
  • Outros documentos de suporte à candidatura.

As candidaturas deverão ser submetidas preenchendo o formulário online disponível no seguinte link: https://flad.secure.force.com/CandidaturaMain?language=pt_PT

Financiamento:

  • Até 30.000 euros por projeto selecionado;
  • As propostas selecionadas poderão ser apoiadas na sua totalidade, ou em valor inferior ao solicitado;
  • A FLAD poderá, caso entenda, não selecionar nenhuma candidatura;
  • A FLAD não suporta custos gerais institucionais (overheads), pelo que os valores previstos de investimento orçamentados devem refletir estes custos como co-financiamento institucional das IES envolvidas.

A informação disponibilizada neste artigo não dispensa a consulta atenta do edital deste concurso, que pode ser encontrado neste link.

Para questões ou esclarecimentos adicionais por favor contacte: ricardo.pereira@flad.pt