A Universidade da Madeira, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico da Guarda são as Instituições de Ensino Superior vencedoras da primeira edição do FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior. Serão distribuídos 100 mil euros pelos projetos selecionados que pretendem contribuir para uma menor incidência dos problemas de Saúde Mental entre os estudantes. Os projetos selecionados são apresentados esta sexta-feira durante o Congresso OPP, em Aveiro.
A primeira edição do Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior, que resulta de uma parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e com o alto patrocínio da Presidência da República, recebeu 32 candidaturas. O júri composto por Ana Isabel Lage Ferreira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Ângela Maia, docente no Departamento de Psicologia Aplicada na Escola de Psicologia da Universidade do Minho e Maria da Conceição Bento, diretora-geral do Ensino Superior, selecionou três projetos para receberem o apoio do programa. De acordo com o júri:
“Escolher os três projetos foi um processo muito difícil. As candidaturas eram, todas elas, muito fortes, o que revela não só a qualidade científica, mas também o empenho das Instituições de Ensino Superior no que diz respeito à Saúde Mental. O nosso trabalho foi encontrar as candidaturas que se adequavam plenamente ao desafio lançado por este programa.”
São eles o projeto Wellbeing UMa (Universidade da Madeira), o projeto Desejar – Comunicar – Agir (Instituto Politécnico da Guarda) e o projeto RES4ALL+ Promoção da Resiliência e da Saúde Mental Positiva dos Estudantes (Instituto Politécnico de Viana do Castelo). Conheça melhor os objetivos de cada um:
Projeto: Wellbeing UMa
Com foco no desenvolvimento das competências sócio-emocionais dos alunos e na criação de uma rede de apoio coesa e solidária entre eles e outros grupos do universo universitário, este projeto introduz a criação de Embaixadores de Saúde Mental. Trata-se de estudantes universitários que, em regime de voluntariado, serão envolvidos e formados para poderem desenvolver, implementar e acompanhar as atividades ao abrigo deste projeto. As atividades envolvem Artes, Desporto, Escrita Criativa, Leituras ao Ar Livre e até um Cruzeiro Filosófico, sempre com vista ao desenvolvimento da literacia psicológica e ao estabelecimento de relações interpares. Considera ainda sessões de Musicoterapia de forma a facilitar a autoexpressão, autoconsciência e interação social.
De acordo com o júri, “este projeto vem no seguimento de um trabalho já realizado pela Universidade da Madeira e irá ser um contributo importante para a consolidação do ambiente e da identidade desta Instituição de Ensino Superior. É muito transversal e muito sólido, quer do ponto de vista teórico, quer prático”.
Instituto Politécnico da Guarda (IPG)
Projeto: Desejar – Comunicar – Agir
Este projeto passa pela intervenção e avaliação de três competências sócio-emocionais: a autorregulação emocional, a adaptabilidade e a empatia. Inclui cursos de língua gestual portuguesa, primeiros socorros em Saúde Mental, ações para redução do tempo de utilização do telemóvel, prevenção da enxaqueca, sensibilização para o uso de psicofármacos, conversas sobre sexualidade e a comunidade LGBTQIA+, e muito mais.
De acordo com o júri, “este projeto revela uma enorme vontade e empenho por parte do IPG para ir ao encontro das dificuldades sentidas pelos estudantes. É uma proposta consistente, ampla e exigente, que se adequa muito ao desafio lançado pelo programa FLAD/OPP, que ao nível da sustentabilidade, quer da transversalidade”.
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
Projeto: RES4ALL+ Promoção da Resiliência e da Saúde Mental Positiva dos Estudantes
Com vista à redução de desigualdades e vulnerabilidades entre estudantes e ao desenvolvimento das suas competências em literacia de Saúde Mental, este projeto passa por duas linhas de intervenção: o programa de Saúde Mental Positiva e o Campus Resiliente.
Desde ações à medida de diferentes grupos de estudantes, passando pela criação de espaços indoor e outdoor que promovam a Saúde Mental e pela criação de recursos digitais partilháveis junto de toda a comunidade, inclui também atividades de ordem cultural, lazer e socioeducativas.
De acordo com o júri, “trata-se de um projeto muito consistente, focado na prevenção e na capacidade dos estudantes de avaliarem sinais de alerta sobre Saúde Mental, contribuindo assim para a construção de um discurso que faça efetivamente parte dos estudantes. Tem uma forte componente prática e é bastante ambicioso, pois implica uma grande mobilização de recursos”.
Os projetos vencedores são apresentados dia 30 de setembro durante a 5ª edição do Congresso OPP, em Aveiro.
Parabéns a todos e bom trabalho!
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