A FLAD organiza o 1.º FLAD Forum on Portugal and USA Higher Education nos próximos dias 24 e 25 de outubro. Durante dois dias, vamos juntar especialistas na internacionalização do Ensino Superior dos Estados Unidos, Portugal e de outros países europeus, com o objetivo de partilhar conhecimento, experiências e as melhores práticas, com os representantes do Ensino Superior em Portugal.

Num mundo cada vez mais globalizado e de crescentes interdependências, a internacionalização do Ensino Superior afigura-se essencial para o desenvolvimento das sociedades. O recrutamento de alunos estrangeiros para o Ensino Superior em Portugal permite atrair talento e know-how para Portugal, contribuindo para o desenvolvimento das instituições de ensino superior em Portugal, mas também financiamento importante para a sua viabilidade.

No entanto, o mercado americano é particularmente competitivo, tanto pela sua dimensão (com mais de 4000 instituições de Ensino Superior), como pelo impacto e qualidade da sua produção cientifica, ocupando regularmente os lugares cimeiros nos rankings internacionais do Ensino Superior.

A primeira edição do FLAD Forum on Portugal and USA Higher Education vai juntar especialistas na área dos dois lados do Atlântico, para partilhar experiências e conhecimento sobre a internacionalização, sobre as especificidades do importante mercado americano, e as melhores práticas do setor, tendo em vista um Ensino Superior mais capacitado para os desafios da internacionalização.

Durante dois dias, a FLAD reúne representantes de universidades americanas e portuguesas, responsáveis por programas de study-abroad e um leque de figuras chave americanas e europeias, que oferecerão as suas perspetivas sobre os desafios do setor, o que de melhor se faz nos Estados Unidos e na Europa.

Esta conferência é mais um passo dado na aposta forte da FLAD na internacionalização do Ensino Superior português, que tem sido concretizada através de um número vasto de iniciativas importantes que colocadas à disposição das universidades, professores, investigadores e alunos no sentido de desenvolver Portugal e aproximar os dois lados do Atlântico.

“Acreditamos que o desenvolvimento de Portugal está intrinsecamente ligado às qualificações académicas da sua população. Numa economia global, interdependente e cada vez mais móvel, a internacionalização da Educação é fundamental para capacitar os estudantes para uma vida de aprendizagem, e para as carreiras do futuro.” – Michael Baum, administrador da FLAD

Para concretizar estes objetivos, a FLAD tem concentrado os seus esforços em processos de internacionalização dirigidos aos Estados Unidos. Isto significa a criação e apoio a iniciativas que beneficiam pessoas e organizações, entre elas:

  • Study in Portugal Network (SiPN): o programa da FLAD que recruta alunos americanos para estudarem a universidades portuguesas já trouxe mais de 1.200 alunos americanos para Portugal desde a sua criação e prevê-se a expansão continuada da sua atividade, incluindo a expansão da rede de universidades parceiras nos EUA;
  • USA-Portugal Campus: o projeto desenvolvido pela FLAD, em parceria com a Fulbright e a Agência Nacional Erasmus+, tem atualmente uma plataforma com um repositório de recursos e eventos realizados com as instituições de ensino superior de Portugal e dos EUA no sentido de promover um maior conhecimento dos sistemas de ensino entre as partes;
  • Participação Portuguesa na NAFSA: como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a FLAD continua a apoiar a participação das instituições de ensino superior portuguesas na maior feira de internacionalização do ensino superior dos EUA, através do apoio financeiro para o pavilhão português;
  • Programa UP Ensino Superior: esta iniciativa foi lançada em 2022 e pretende financiar projetos de colaboração entre as instituições de ensino superior de Portugal e dos EUA, financiando ideias inovadoras que fortaleçam, de forma sustentável, os laços entre os dois lados do Atlântico;
  • Bolsas de investigação: atualmente existem programas criados com a Torre do Tombo e a Biblioteca Nacional para financiar a investigação de professores e investigadores dos EUA em Portugal. Foi desenvolvida em 2022 a primeira edição da Bolsa Arquivos Portugueses, que financia investigação nos mesmos moldes, mas de projetos que envolvam a restante rede de arquivos, públicos e privados, em Portugal.
  • Bolsas Professor Visitante nos EUA: a FLAD tem um conjunto vasto de oportunidades para Professores portugueses lecionarem em algumas das melhores universidades dos Estados Unidos, como a Universidade de Brown e a Universidade de Georgetown, entre outras.

“Os benefícios da internacionalização para o Ensino em Portugal são muitos e importantes. Dadas as pressões demográficas do envelhecimento acelerado da população, Portugal precisa de recrutar mais estudantes internacionais para as suas universidades para continuarem financeiramente sustentáveis. Dada a importância das exportações para uma economia aberta é o caso de Portugal, a internacionalização atrai talento global e know-how para Portugal. Ao mesmo tempo, estudantes e investigadores portugueses que invistam o seu tempo no estrangeiro, em particular nos laboratórios de investigação avançada e centros de aprendizagem das instituições dos EUA, regressam com experiências e contactos que comprovadamente incentivam a inovação económica e social.” – Michael Baum.

Como explica Michael Baum, este trabalho de desenvolver ligações entre os Estados Unidos e Portugal é um dos pontos essenciais da missão da FLAD, e continuará a ser desenvolvido como é o Forum on Portugal and USA Higher Education.

Como participar

A conferência realiza-se nos dias 24 e 25 de Outubro no Auditório da FLAD, na Rua do Sacramento à Lapa 21, em Lisboa.

Pode consultar a agenda completa neste link, onde encontrará os painéis que irão decorrer ao longo dos dois dias, assim com os oradores.

A entrada é livre, sendo apenas necessário fazer o seu registo preenchendo este formulário.