O Programa UP – Ensino Superior, criado para promover e incentivar a internacionalização das Instituições de Ensino Superior portuguesas, recebeu 45 candidaturas de todo o país na primeira edição. Foram selecionados quatro projetos que serão financiados com 25 mil euros cada.
Durante o 1.º FLAD Forum on Portugal and USA Higher Education, nos dias 24 e 25 de outubro, foram anunciados os projetos selecionados no âmbito do Programa UP – Ensino Superior. No total das 45 candidaturas, o júri selecionou quatro projetos, que serão financiados com 25 mil euros cada. As instituições portuguesas distinguidas são a Universidade do Algarve, o Instituto Politécnico de Bragrança, a Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico (INESC-ID) e a Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia, que vão desenvolver os seus projetos em parceria com instituições americanas.
Conheça melhor os projetos abaixo:
Projeto 1: “Bridging Maryland (USA) to Algarve (Portugal) with the Blue Crab Study Case: Blue Innovation in Teaching and Entrepreneurship”
Este projeto junta a Universidade do Algarve e a University of Maryland Baltimore County. Enquadrado na economia azul, este projeto irá juntar doutorandos na área de ciências marinhas/economia azul, assim como interseção com a sociedade civil, este projeto destacou-se por integrar várias áreas de estudo e investigação.
Projeto 2: “Strengthening Portuguese Research and Academic Water Sustainability Programs”
Uma colaboração entre o Instituto Politécnico de Bragança e a University of Nebraska Lincoln, o projeto enquadra-se na utilização, consumo e gestão da água, desafios particularmente importantes nas regiões onde estas instituições se situam. O projeto prevê a possibilidade de criar um diploma de grau duplo (double degree) entre as instituições ao nível e mestrado, assim como estão previstos projetos de investigação conjuntos, visitas de docentes e a atribuição de bolsas para estudantes do Nebraska que desenvolvam programas de mobilidade no IP Bragança. Um projeto “sustentável e interessante” que se destacou para os membros do júri.
Projeto 3: “US/Portugal Partnership on Extended Reality and Artificial Intelligence toward Accessible and Diverse Healthcare Training and Delivery”
A Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico (INESC-ID) junta-se à Duke Univeristy– School of Medicine and Global Health Institute, à University of North Carolina at Greensboro’s (UNCG) School of Arts & Sciences e à Clemson’s School of Computing, para a criação de um projeto que se enquadra na aplicação de tecnologia extended reality em aplicações médicas, incluindo treino médico à distância e entrega de cuidados médicos.
O financiamento atribuído irá apoiar à proposta apresentada para a criação de um programa de duplo grau entre o IST e a UNCH sobre realidade virtual, bem como à visita de docentes/coordenadores de projeto às instituições.
Projeto 4: “ELHIMA: ExpLoration and Hands-on learning through Interdisciplinary Micro-Activities”
Um projeto que junta a Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia à Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech) para um projeto na aplicação de tecnologia em processo de ensino e educação, nomeadamente apelando aos estudantes maior interesse nás areas STEM.
Esta parceira permitirá que se estabeleca um cluster de investigação bilateral para que se promova ao desenvolvimento e planeamento de currículo, publicações conjuntas entre as instituções, visitasde docentes, entre outras ações.
Cada um dos projetos selecionados irá receber um financiamento de 25,000€ para a implementação e desenvolvimento das iniciativas planeadas.
Muitos parabéns a todos e bom trabalho!
Posts Relacionados
18 de Novembro, 2024
Portugal acolheu maior número de estudantes americanos de sempre em 2022/2023
Aumento de quase 60% no número de…
15 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Bolsas para Residências Artísticas nos EUA 2025
Artistas entre os 25 e 35 anos que…
1 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FLAD 2025/2026
Apoio a alunos de mestrado que queiram…