A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento tem o prazer de anunciar que o vencedor da 4.ª edição do FLAD Science Award Atlantic é José Ricardo Paula, investigador auxiliar júnior no MARE – Marine and Environmental Sciences Centre, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

José Ricardo Paula irá receber 300 mil euros de financiamento em três anos para desenvolver um projeto que irá contribuir para compreender o papel dos mutualismos de limpeza na conservação da biodiversidade do Atlântico, com recurso a tecnologias emergentes, como a inteligência artificial.

O ATLANTICDIVERSA – Use emergent technologies to understand the role of cleaning mutualisms in Atlantic biodiversity conservation será desenvolvido em parceria com Elizabeth Madin, investigadora do Hawaii Institute of Marine Biology, University of Hawaii, e pretende responder à questão: como os mutualismos de limpeza influenciam a resiliência, biodiversidade e saúde do ecossistema no Oceano?

Este projeto inovador visa desvendar os papéis ecológicos dos mutualismos de limpeza nos ecossistemas atlânticos, compreender a sua resiliência às alterações climáticas e utilizar este conhecimento em estratégias de conservação, promovendo simultaneamente o envolvimento público e a educação através da tecnologia em tempo real.

Na base deste projeto encontra-se uma ideia inovadora assente em três eixos principais:

  • utilizar bases de dados globais de ciência cidadã para abordar o papel global dos mutualismos de limpeza na biodiversidade;
  • a manipulação ecológica das populações de peixes limpadores;
  • e a integração da tecnologia de inteligência artificial na investigação marinha.

Adicionalmente, o projeto de José Ricardo Paula assume um forte compromisso com a transferência de conhecimento e o envolvimento público. As transmissões de vídeo subaquático ao vivo das câmaras operadas por inteligência não servirão apenas às necessidades de investigação, mas também serão apresentadas em exposições públicas.

15Este foco visa aproximar a realidade do oceano do público, promovendo a educação e a consciencialização sobre a saúde dos ecossistemas marinhos e os desafios que enfrentam.

“O vencedor da 4ª edição do prémio FLAD Science Award Atlantic, José Ricardo Paula, é um jovem biólogo cujas marcas de internacionalização e de cooperação são já reveladoras de um futuro percurso científico de excelência no estudo das ameaças ambientais na biodiversidade dos oceanos. Em cooperação com o Hawaii Institute of Marine Biology, propõe-se utilizar as tecnologias digitais e a inteligência artificial para, em conjunto com a biologia marinha, perceber como é que as interações específicas de limpeza mútua entre os peixes influenciam a resiliência, a biodiversidade e a saúde dos ecossistemas no Oceano Atlântico.” – Professora Elsa Henriques, membro do Conselho Executivo da FLAD.

Sobre o Prémio

O estudo do Atlântico é fundamental para compreender áreas muito diversas e multidisciplinares com impacto na sustentabilidade do planeta e na nossa qualidade de vida, desde a interação entre os oceanos, a atmosfera e o espaço, às alterações climáticas, fenómenos naturais e sustentabilidade.

Com a criação deste prémio, a FLAD pretende promover a nova geração de cientistas portugueses, e apoiar projetos com um grande foco na obtenção de resultados práticos, como a criação de engenharia e tecnologias, que facilitem a nossa compreensão e exploração dos ecossistemas atlânticos.

Júri

A avaliação das candidaturas foi feita por um júri de excelência composto por quatro elementos. O comité científico, que integra esse mesmo júri, é constituído por:

  • Miguel Miranda, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa.
  • Pedro Camanho, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, e presidente do LAETA;
  • Rui Ferreira dos Santos, Professor no CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade NOVA de Lisboa;
  • Elsa Henriques, Professora Associada no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, e membro do Conselho Executivo da FLAD.