Cinema Independente Americano

O Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 30 de abril a 5 de maio, com uma seleção de 12 filmes de realizadores independentes nunca apresentados em Portugal e com um relevante percurso nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo. Nesta edição, queremos responder à questão “o que é, hoje, a família americana?”, através de um conjunto de filmes que esboça o retrato da América contemporânea, do seu fascínio e das suas contradições.

Programação


Sessão de abertura30/04 TerSala Manoel de Oliveira
21h15
Morrisa Maltz, 2022, 85'

1/05 QuaSala 3
17h00
Aaron Katz/Martha Stephens, 2014, 95'

1/05 QuaSala 3
19h00
Hilary Brougher, 2019, 82'

1/05 QuaSala 3
21h15
Elegance Bratton, 2019, 96'

2/05 QuiSala 3
19h00
Ricky D'Ambrose, 2021, 87'

2/05 QuiSala 3
21h15
Patrick Wang, 2015, 103'

3/05 SexSala 3
19h00
Andrew Ahn, 2019, 83'

3/05 SexSala Manoel de Oliveira
21h15
Laura Moss, 2023, 98'

4/05 SábSala 3
15h00
Patrick Wang, 2018, Parte I 122'/ Parte II 120'

4/05 SábSala Manoel de Oliveira
21h15
Jeremy Hersh, 2020, 93'

5/05 DomSala 3
17h00
Bill Ross IV/Turner Ross, 2020, 98'

5/05 DomSala Manoel de OliveiraSessão de encerramento
19h00
A.V. Rockwell, 2023, 117'

Patrick Wang
PatrickWang

Masterclass

SEEING ACTORS

Grande Auditório da Faculdade de Belas-Artesda Universidade de Lisboa3 de maio, sexta-feira, 17h

Bastaram três filmes, realizados entre 2011 e 2018, para granjear a Patrick Wang a reputação de segredo mais bem guardado do cinema independente americano. Os seus filmes são tão naturalmente densos, inventivos, experimentais e emotivos que é quase impossível fazer-lhes justiça com simples palavras ou um só visionamento. Cada um deles foi quase unanimemente incensado pela crítica. E, contudo, Patrick Wang permanece virtualmente desconhecido, sobretudo deste lado do Atlântico.
Patrick Wang nasceu no Texas, no seio de uma família de imigrantes taiwaneses. Licenciou-se em economia, com uma especialização em música e teatro, no MIT. Estudou teoria do jogo, política de saúde e desigualdade de rendimento no Federal Reserve, na Harvard School for Public Health e noutras organizações. É autor de “The Monologue Plays” e “Post Script”, livro interativo sobre a realização de The Grief of Others. É também tradutor de poesia russa e polaca.
Com apresentação de In the Family na nossa primeira edição e o foco que agora incidimos sobre a sua obra, exibindo os seus restantes filmes, o Outsiders contribui para romper o silêncio que se abateu injustamente sobre este “extraordinário artista americano”, como foi referido por The New York Times.

Os Filmes

THE UNKNOWN COUNTRY
Ficção, 2022, 85′


LAND HO!
Ficção, 2014, 95′


SOUTH MOUNTAIN
Ficção, 2019, 82′


PIER KIDS
Documentário, 2019, 96′


THE CATHEDRAL
Ficção, 2021, 87′


THE GRIEF OF OTHERS
Ficção 2015, 103′


DRIVEWAYS
Ficção 2019, 83′


BIRTH/REBIRTH
Ficção, 2023, 98′


A BREAD FACTORY
Ficção, 2018, 122′ + 120′


THE SURROGATE
Ficção, 2020, 93′


BLOODY NOSE, EMPTY POCKETS
Documentário, 2020, 98′


A THOUSAND AND ONE
Ficção, 2023, 117′


“Os 12 filmes mantêm-se fiéis ao espírito que procurámos imprimir aos nossos Outsiders desde o início: diversidade, representatividade e dimensão lúdica.”

Por Carlos Nogueira, Programador

O modelo americano de família definido num dos capítulos finais da monumental “História da Vida Privada”, publicada em França nos anos 80 sob a direção de Georges Duby e Philippe Ariès, parece hoje ultrapassado. O autor do capítulo contrapunha o modelo europeu, com base essencialmente no estudo do caso francês, herdeiro da família alargada tradicional, ao modelo americano, onde via uma mutação significativa na direção da prevalência da família nuclear. Não só, à época, o estudo já desvalorizava ou, mesmo, ignorava algumas das comunidades que compunham o melting pot americano (a análise baseava-se essencialmente no modelo anglo-saxónico, ou, melhor, WASP), como, entretanto, as alterações demográficas sofridas e a proeminência adquirida por essas comunidades, os mais recentes fluxos migratórios, bem como as transformações socioculturais dos últimos anos, mudaram profundamente a sociedade e, naturalmente, o respetivo modelo de família.

Se quisermos, a programação do Outsiders deste ano, procura responder à questão “o que é, hoje, a família americana”?

Trata-se, portanto, de um conjunto de filmes que tenta esboçar o retrato da América contemporânea, do seu fascínio e das suas contradições, através de um olhar sobre a família nas suas múltiplas declinações: família presente e família ausente, família funcional e família disfuncional, família clássica ou algumas das variações modernas ao modelo, como a família same-sex ou a família de substituição.

A existência de um fio condutor não impede, contudo, um leque de filmes muito diferentes.

Os 12 filmes que compõem o programa desta terceira edição abrangem géneros muito diversos (da comédia ao melodrama, passando pelo terror e pelo road movie); incluem ficções e documentários; possuem autores de origens geográficas e étnicas variadas (um número significativo de realizadores negros e asiáticos, entre os quais o nosso convidado, Patrick Wang, que será objeto de um minifoco, com a exibição de dois dos seus filmes), bem como uma maior representatividade de mulheres realizadoras; foram premiados ou apresentados em festivais prestigiados (um Grande Prémio em Sundance 2023 — A Thousand and One —, seleções oficiais em South By Southwest, Locarno ou Berlim); contam com a presença de nomes conhecidos (Lily Gladstone — nomeada para o óscar este ano —, Brian Dennehy, Hong Chao, Marin Ireland, Teyana Taylor), e são, mais uma vez, todos inéditos em Portugal. Em resumo, mantêm-se fiéis ao espírito que procurámos imprimir aos nossos Outsiders desde o início: diversidade, representatividade e dimensão lúdica.

 

Carlos Nogueira, Programador

Conheça a playlist

Oiça no Spotify

Informações Úteis

Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, nº175
1250-141 Lisboa

Bilhetes
4,50 €
Com desconto – 4,00€*
* (menores de 25 anos, maiores de 65 anos)

Como chegar?

Metro
Linha Azul | Estação: Avenida

Autocarros 
709, 711, 732, 736

Contactos

Imprensa:
Paris, Texas — Rita Bonifácio – ritabonifacio@paristexas.pt

Outras informações:
media@flad.pt

Sessões para M/14

  • Filmes legendados em português
  • Programa sujeito a alterações
  • Os lugares não são marcados

Ficha Técnica

Programador

Carlos Nogueira

Coordenação de Produção

Vítor Alves Brotas

Produção

Clélia Luiz, Filipa da Rocha Nunes, Rui Vallêra

Coordenação de Comunicação

Inês Braizinha, Rita Bonifácio

Comunicação

Nuno Martins, Inês Braizinha, Constança Diogo

Assessoria de Imprensa

Rita Bonifácio (Paris, Texas)

Identidade Gráfica

atelier-do-ver

Design de Comunicação, Web Design e Video 

WSA Creative Agency, Pedro Fernandes

Tradução e Legendagem

Sara David Lopes, Cláudia Brito (Tradução), Olho de Boi (Legendagem)

Fotografia 

Ana Paganini

Spot vídeo 
Giuliane Maciel

Agradecimentos 

António Pinto Ribeiro

FLAD

 

Órgãos Sociais da FLAD | Conselho de Curadores

Bernardo Pires de Lima
Maria Teresa Ferreira Soares Mendes
Ana Isabel dos Santos Figueiredo Pinto
Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas
Mário Nuno dos Santos Ferreira
Jack (Joaquim) M. Martins
Maria Manuel Mota

 

Conselho de Administração

Rita Faden da Silva Moreira Araújo, Presidente
Elsa Maria Pires Henriques
Michael Alvin Baum Jr.
Vítor Ângelo Mendes da Costa Martins
Rodrigo Vasconcelos de Oliveira

Conselho Executivo 

Rita Faden da Silva Moreira Araújo, Presidente
Elsa Maria Pires Henriques
Michael Alvin Baum Jr.

CINEMA SÃO JORGE

 

Diretora

Marina Sousa Uva

Adjunta Direção 

Inês Freire

Coordenação técnica 

Fernando Caldeira

Adjunto de coordenação técnica 

Diogo Viana

Projecionistas 

Carlos Souto

Jorge Silva

Técnicos de espetáculo 

Carlos Rocha

Pedro Moreira

Coordenação Frente de Casa

Diana Liberal Guedes

Técnica Administrativa

Catarina Bernardo

Assistentes Bilheteira

Carina Rodrigues, Carolina Liberal, Mariana Guimarães, Olena Pikho

Manutenção

Mário Silva

Programador

Carlos Nogueira

Coordenação de Produção

Vítor Alves Brotas

Produção

Clélia Luiz, Filipa da Rocha Nunes, Rui Vallêra

Coordenação de Comunicação

Inês Braizinha, Rita Bonifácio

Comunicação

Nuno Martins, Inês Braizinha, Constança Diogo

Assessoria de Imprensa

Rita Bonifácio (Paris, Texas)

Identidade Gráfica

atelier-do-ver

Design de Comunicação, Web Design e Video 

WSA Creative Agency, Pedro Fernandes

Tradução

Elsa Vieira

Fotografia 

Ana Paganini

Spot vídeo 
Giuliane Maciel

Agradecimentos 

António Pinto Ribeiro

FLAD

 

Órgãos Sociais da FLAD

Conselho de Curadores

Bernardo Pires de Lima
Maria Teresa Ferreira Soares Mendes
Ana Isabel dos Santos Figueiredo Pinto
Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas
Mário Nuno dos Santos Ferreira
Jack (Joaquim) M. Martins
Maria Manuel Mota

Conselho de Administração

Rita Faden da Silva Moreira Araújo, Presidente
Elsa Maria Pires Henriques
Michael Alvin Baum Jr.
Vítor Ângelo Mendes da Costa Martins
Rodrigo Vasconcelos de Oliveira

Conselho Executivo 

Rita Faden da Silva Moreira Araújo, Presidente
Elsa Maria Pires Henriques
Michael Alvin Baum Jr.

CINEMA SÃO JORGE

 

Diretora

Marina Sousa Uva

Adjunta Direção 

Inês Freire

Coordenação técnica 

Fernando Caldeira

Adjunto de coordenação técnica 

Diogo Viana

Projecionistas 

Carlos Souto

Jorge Silva

Técnicos de espetáculo 

Carlos Rocha

Pedro Moreira

Coordenação Frente de Casa

Diana Liberal Guedes

Técnica Administrativa

Catarina Bernardo

Assistentes Bilheteira

Carina Rodrigues, Carolina Liberal, Mariana Guimarães, Olena Pikho

Manutenção

Mário Silva

Um coprodução

Apoio

Parceiro Media

Apoio à Divulgação

Uma coprodução

Apoio

Parceiro Media

Apoio à Divulgação

Veja aqui as Edições Passadas

Edição de 2022Edição de 2023