Inês Thomas Almeida será a próxima FLAD/Saab Visiting Professor in Portuguese Studies na Universidade de Massachusetts Lowell. O programa tem como objetivo promover o programa de estudos portugueses nesta universidade norte-americana e desenvolver a relação da universidade com a comunidade luso-americana na região.

A FLAD/Saab Visiting Professor in Portuguese Studies é uma parceria entre a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Família Saab, e o College of Fine Arts, Humanities, and Social Sciences da Universidade de Massachusetts Lowell College of Fine Arts, Humanities and Social Sciences. Esta colaboração prevê o apoio a uma vaga de Professor Visitante de Estudos Portugueses por semestre, durante três anos, na University of Massachusetts Lowell.

Inês Thomas Almeida é musicóloga, doutorada em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa, onde é Professora auxiliar convidada, é investigadora do IELT e do INET-md. Conferencista em colóquios internacionais e na Fundação Calouste Gulbenkian. É criadora e co-coordenadora da Linha Temática de Investigação “Estudos sobre Mulheres, Género e Sexualidades” (INET-md). Tem artigos publicados em revistas científicas da especialidade, mantém uma intensa atividade como conferencista em colóquios internacionais e ainda como palestrante na Fundação Calouste Gulbenkian.

É investigadora principal do projecto FEMUS 18 – Female music practice in 18th century Portugal: spaces and profiles of women making music. financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para 2024-2030.

Nas duas primeiras edições deste Programa, a FLAD selecionou Cristiana Bastos, antropóloga e Investigadora Principal do ICS, e Bernardo Pinto da Cruz,  Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA).