Nascida e crescida em South Bend, Indiana, no meio do rust belt, Tess Gunty revoltou-se contra o retrato caricatural feito por políticos de um estado falhado, pouco sofisticado, onde só há pessoas zangadas que votam em Donald Trump, para criar o romance vencedor do National Book Award em 2022, ‘O contrário de nada’ (The Rabbit Hutch).

No passado dia 15 de maio, a escritora americana Tess Gunty, esteve à conversa com a jornalista do PÚBLICO Isabel Lucas, em mais uma edição do Meet the Author – Encontros com Escritores Americanos. Veja aqui na íntegra:

 

‘O contrário de nada’ recebeu também o Barnes and Noble Discover Prize e o VCU Cabell First Novelist Award, e foi finalista do National Book Critics Circle Award, do Mark Twain American Voice in Literature Award e do British Book Award for Debut Fiction.

Incluído pela The New Yorker na sua lista de “Doze Leituras Essenciais”, este romance arrebatou ainda a distinção de Melhor Livro do Ano em meios de comunicação como The New York Times, TIME, Literary Hub, Chicago Tribune, Kirkus, NPR, Oprah Daily e People.

O Meet the Author é uma iniciativa da FLAD, em parceria com o jornal PÚBLICO. O objetivo é proporcionar aos leitores portugueses um contacto próximo com alguns dos mais conceituados escritores dos EUA. As sessões acontecem mensalmente e são abertas ao público em geral, de forma gratuita. Os autores convidados são entrevistados pela jornalista Isabel Lucas.