Do alívio do centro-direita nas eleições europeias às derrotas pesadas derrotas de Emmanuel Macron nas legislativas que o próprio decidiu convocar em França e dos conservadores no Reino Unido, e ainda as recentes vitórias da extrema-direita na Alemanha (regional) e na Áustria (nacional), em 2024, o futuro da democracia está a decidir-se nas urnas. Com as presidenciais dos Estados Unidos na reta final, será este o ano da democracia? Para falar sobre estes desafios, a FLAD recebe no próximo dia 15 de outubro Anne-Marie Slaughter, CEO do think tank New America, para a conferência ‘2024: The Year of Democracy?’

Nenhuma eleição ocupa tanto espaço mediático – e durante tanto tempo – como as presidenciais dos Estados Unidos. Com normas democráticas básicas em jogo numa eleição que oferece um contraste entre duas visões do mundo opostas, e as sondagens sem apontar um favorito, a FLAD convidou Anne-Marie Slaughter para uma conversa com a jornalista Márcia Rodrigues, editora internacional da RTP.

Anne-Marie Slaughter foi a primeira mulher a ser nomeada Director of Policy Planning do Departamento de Estado dos EUA (em 2009, por Hillary Clinton), foi Professora na Universidade de Harvard, na Universidade de Princeton. É autora de nove livros, e escreve regularmente para o Financial Times e Project Syndicate.

Atualmente, lidera o think and action tank New America, uma das mais reputadas organizações que tem vindo a produzir não apenas pensamento, mas propostas concretas para a resolução dos problemas que afetam a sociedade americana.

Esta será a segunda sessão de um ciclo de conferências dedicado às eleições presidenciais dos Estados Unidos que a FLAD desenvolve nos próximos meses com especialistas dos EUA, sobre temas relevantes para a política interna e externa daquele país e para a comunidade euro-atlântica, com o objetivo de promover o debate sobre a atualidade política americana e as implicações desta eleição dentro e fora dos EUA.

Com estas sessões, queremos contribuir para um maior conhecimento do sistema político e eleitoral americano, numa altura em que nos países europeus, e certamente em Portugal, se dedica tanta atenção à realidade política americana.

Este ciclo é uma oportunidade para investigadores, alunos, decisores políticos, diplomatas, comunicação social, analistas e o público em geral terem um contacto mais próximo com autores e especialistas internacionais de referência na área.

As sessões serão moderadas pela jornalista da RTP, Márcia Rodrigues, atual editora de internacional do canal e ex-correspondente da RTP em Washington D.C., onde cobriu, entre outros, a administração de Donald Trump.

A sessão com Anne-Marie Slaughter decorre no próximo dia 15 de Outubro, às 18h30, no Auditório da FLAD em Lisboa.

A entrada é livre, mediante confirmação de presença através deste link.