Estão abertas as candidaturas para o Prémio FLAD Ciência Política, que premeia duas teses de mestrado nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais com a participação no próximo congresso anual da American Political Science Association (APSA), que decorrerá em Vancouver, British Columbia, Canadá, de 11 a 14 de Setembro de 2025.

A nova edição do Prémio FLAD Ciência Política vai distinguir dois alunos que tenham concluído o mestrado numa universidade portuguesa no domínio da Ciência Política e das Relações Internacionais e cuja dissertação revele potencial para a investigação académica na sua área de estudo – com a oferta da inscrição, viagem e estadia no próximo encontro anual da American Political Science Association (APSA), a decorrer em Vancouver, British Columbia, Canadá, de 11 a 14 de Setembro de 2025.

O objetivo é premiar duas teses de mestrado que se distingam pela sua qualidade científica na área da Ciência Política e Relações Internacionais, e dar a jovens investigadores de universidades portuguesas a oportunidade de contactarem com alguns dos maiores cientistas políticos à escala mundial e de debaterem temas e conceitos de Ciência Política num ambiente internacional.

As candidaturas estão abertas até dia 3 de março.

Quem se pode candidatar?

  • Alunos de nacionalidade portuguesa ou mestrado concluído numa universidade portuguesa;
  • Tenham obtido o grau de mestre nas áreas de Ciência Política e/ou Relações Internacionais não mais de três anos antes da data de encerramento das candidaturas.

Na primeira fase, deverão ser submetidos os seguintes documentos:

  • Resumo da dissertação de mestrado, com um máximo de 850 palavras (em língua portuguesa ou inglesa);
  • CV (em língua portuguesa ou inglesa);
  • Carta de motivação (em língua portuguesa ou inglesa);
  • Uma carta de recomendação;
  • Certificado de habilitações ou diploma de Mestrado.

Segunda Fase:

Os candidatos selecionados para a segunda fase do concurso serão notificados da decisão do júri até dia 1 de abril de 2025 e serão convidados a submeter a sua dissertação de mestrado, previamente defendida, para apreciação pelo júri. A dissertação submetida deverá estar escrita em língua portuguesa ou inglesa.

As dissertações devem ser submetidas até dia 4 de abril de 2025.

Prémio

O prémio a atribuir aos autores das dissertações vencedoras é constituído por:

Processo de avaliação e critérios de seleção:

As candidaturas serão avaliadas pelo júri, tendo em conta o potencial do candidato e da dissertação para o desenvolvimento de investigação científica de elevada qualidade.

Júri

As candidaturas serão avaliadas por um júri com a seguinte composição:

  • Nuno Morais Sarmento, Presidente da FLAD;
  • Madalena Meyer Resende, Professora, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
  • Miguel Monjardino, Professor Convidado, Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Como submeter a candidatura:

As candidaturas deverão ser submetidas através do formulário online disponível neste link: https://flad.secure.force.com/CandidaturaMain?language=pt_PT . O portal para submissão de candidaturas estará aberto entre 14 de janeiro e 3 de março.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do EDITAL desde concurso – disponível neste link.

Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar relacoes.transatlanticas@flad.pt.

Em 2024, o Prémio FLAD Ciência Política distinguiu Rita Marcelino dos Santos com a tese “«Solidarisch mit CDS in Portugal»: a atuação internacional da CDU e da Fundação Konrad Adenauer na democratização Portuguesa (1974-1976)” e Marta Ramilo Abrantes com a dissertação “Diplomacia Científica, Portugal e o Projecto Europeu”. As selecionadas viajaram para Filadélfia, Pensilvânia, para participar no congresso internacional da International Political Science Association (IPSA), a convite da FLAD.