Cinema Independente Americano

O Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 11 a 16 de março, com uma seleção de 12 filmes de realizadores independentes nunca apresentados em Portugal e com um relevante percurso nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo. Nesta edição, “o outro” é o tema que liga a programação. Queremos responder à questão “quem é o alter desconhecido que está na origem dos medos contemporâneos?”.
Programação
13/03 QuiSala 2
17h00
NOTES ON REGIONAL FILMMAKING
Masterclass de Paul Harrill
16/03 DomSala Manoel de OliveiraSessão de encerramento
19h00
Kelly O'Sullivan, Alex Thompson, 2024, 115'

PaullHarrill
Masterclass
NOTES ON REGIONAL FILMMAKING
Cinema São Jorge13 de março, quinta-feira, 17h Entrada gratuita mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia a partir das 14h
Os Filmes
“Os doze filmes incluídos no programa deste ano levantam mais questões do que as respostas que dão, mas permitem, estamos certos, enriquecer o olhar sobre os vários "outros" que preocupam a sociedade americana de hoje.”
Por Carlos Nogueira, Programador
O Outsiders, agora na sua 4ª edição, tem desde o início procurado olhar com atenção para a América contemporânea, exibindo um cinema que, por se fazer à margem, é capaz de refletir com maior acuidade as preocupações de uma sociedade, multifacetada, mas onde se podem observar tendências comuns.
Uma das tendências mais notórias, que dura há pelo menos uma década e que não é exclusiva dos EUA, prende-se com a polarização de posições e com a proliferação de temas fraturantes, entre os quais o “outro”.
Sem querer transformar uma pequena e despretensiosa mostra de filmes numa tese académica ou descurar o seu carácter lúdico, pareceu-nos que a questão do “outro”, ou, se quisermos, a alteridade, seria uma das chaves da crispação que tem alastrado a todos os setores da sociedade americana.
O receio do “outro” existe desde tempos imemoriais, dizem-nos a História e a Antropologia. A tribo vizinha, o povo detrás da montanha, o credo diverso, sempre inspiraram receio. E hoje, quem é o “outro”? Quem é o alter desconhecido que está na origem dos medos contemporâneos?
Os outros além-fronteiras continuam a causar estranheza e rejeição. É o que nos parecem mostrar filmes como Landfall, que explora a agudização das relações entre os habitantes de Porto Rico e os americanos do mainland, Most Beautiful Island, onde a vulnerabilidade dos imigrantes sem documentos é posta em evidência, Fremont, que aborda as dificuldades de integração dos refugiados afegãos, ou Mountains, sobre as ilusões de várias gerações de uma família de origem haitiana a residir em Miami.
O “outro” clássico pode também estar mesmo ao lado: sob a forma de uma cor de pele diferente — Earth Mama — ou uma orientação sexual minoritária — A House Is Not a Disco. Há, contudo, declinações mais recentes desta alteridade quase invisível: o preconceito de idade (Thelma, em relação aos idosos; Gasoline Rainbow, com o foco na adolescência) ou o seio familiar, que pode ocultar o afastamento (Something, Anything; Ghostlight).
Outras fontes tradicionais de medo prendem-se com a saúde mental (a demência, os hospitais psiquiátricos) e com os fenómenos sobrenaturais (fantasmas, espiritismo). Também as encontramos na base da desconfiança e aversão contemporâneas. O “outro” pode estar dissimulado na loucura das redes sociais — Ingrid Goes West — ou presente através de sinais vindos do além — Light from Light.
Os doze filmes incluídos no programa deste ano levantam mais questões do que as respostas que dão, mas permitem, estamos certos, enriquecer o olhar sobre os vários “outros” que preocupam a sociedade americana de hoje.
Carlos Nogueira, Curadoria
Informações Úteis
Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, nº175
1250-141 Lisboa
Bilhetes
4,50 €
Com desconto – 4,00€*
* (menores de 25 anos, maiores de 65 anos)
Como chegar?
Metro
Linha Azul | Estação: Avenida
Autocarros
709, 711, 732, 736
Contactos
Imprensa:
Paris, Texas — Rita Bonifácio – ritabonifacio@paristexas.pt
Outras informações:
media@flad.pt
Sessões para M/14
- Filmes legendados em português
- Programa sujeito a alterações
- Os lugares não são marcados
Ficha Técnica
Programador
Carlos Nogueira
Coordenação de Produção
Vítor Alves Brotas
Produção
Clélia Luiz, Filipa da Rocha Nunes, Rui Vallêra
Coordenação de Comunicação
Inês Braizinha, Rita Bonifácio
Comunicação
Inês Braizinha, Constança Diogo
Assessoria de Imprensa
Rita Bonifácio (Paris, Texas)
Identidade Gráfica
atelier-do-ver
Design de Comunicação, Web Design e Video
WSA Creative Agency, Pedro Fernandes
Tradução e Legendagem de filmes
Sara David Lopes, Cláudia Brito (Tradução), Olho de Boi (Legendagem)
Tradução
Elsa Vieira
Fotografia
Inês Pinto Gonçalves | After Click
Spot vídeo
Giuliane Maciel
FLAD
Órgãos Sociais da FLAD
Conselho de Curadores
Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas
Mário Nuno dos Santos Ferreira
Jack (Joaquim) M. Martins
Maria Teresa Ferreira Soares Mendes
Maria Manuel Mota
Henrique da Costa Neves
Isabel Maria de Lucena Vasconcelos da Cruz de Almeida Mota
Conselho de Administração
Nuno de Albuquerque de Morais Sarmento, Presidente
Michael Alvin Baum, Jr.
Nuno Maria Herculano de Carvalho Pinheiro Torres
Maria Luísa da Silva Rocha
Daniela Braga
Conselho Executivo
Nuno de Albuquerque de Morais Sarmento, Presidente
Michael Alvin Baum, Jr.
Nuno Maria Herculano de Carvalho Pinheiro Torres
CINEMA SÃO JORGE
Diretora
Marina Sousa Uva
Adjunta Direção
Inês Freire
Coordenação técnica
Fernando Caldeira
Adjunto de coordenação técnica
Diogo Viana
Projecionistas
Carlos Souto
Jorge Silva
Técnicos de espetáculo
Carlos Rocha
Pedro Moreira
Coordenação Frente de Casa
Diana Liberal Guedes
Técnica Administrativa
Catarina Bernardo
Assistentes Bilheteira
Carina Rodrigues, Carolina Liberal, Mariana Guimarães, Olena Pikho
Manutenção
Mário Silva
Programador
Carlos Nogueira
Coordenação de Produção
Vítor Alves Brotas
Produção
Clélia Luiz, Filipa da Rocha Nunes, Rui Vallêra
Coordenação de Comunicação
Inês Braizinha, Rita Bonifácio
Comunicação
Inês Braizinha, Constança Diogo
Assessoria de Imprensa
Rita Bonifácio (Paris, Texas)
Identidade Gráfica
atelier-do-ver
Design de Comunicação, Web Design e Video
WSA Creative Agency, Pedro Fernandes
Tradução e Legendagem de filmes
Sara David Lopes, Cláudia Brito (Tradução), Olho de Boi (Legendagem)
Tradução
Elsa Vieira
Fotografia
Inês Pinto Gonçalves | After Click
Spot vídeo
Giuliane Maciel
FLAD
Órgãos Sociais da FLAD
Conselho de Curadores
Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas
Mário Nuno dos Santos Ferreira
Jack (Joaquim) M. Martins
Maria Teresa Ferreira Soares Mendes
Maria Manuel Mota,
Henrique da Costa Neves
Isabel Maria de Lucena
Vasconcelos da Cruz de Almeida Mota
Conselho de Administração
Nuno de Albuquerque de Morais Sarmento, Presidente
Michael Alvin Baum
Jr., Nuno Maria Herculano de Carvalho Pinheiro Torres
Maria Luísa da Silva Rocha
Daniela Braga
Conselho Executivo
Nuno de Albuquerque de Morais Sarmento, Presidente
Michael Alvin Baum, Jr.
Nuno Maria Herculano de Carvalho Pinheiro Torres
CINEMA SÃO JORGE
Diretora
Marina Sousa Uva
Adjunta Direção
Inês Freire
Coordenação técnica
Fernando Caldeira
Adjunto de coordenação técnica
Diogo Viana
Projecionistas
Carlos Souto
Jorge Silva
Técnicos de espetáculo
Carlos Rocha
Pedro Moreira
Coordenação Frente de Casa
Diana Liberal Guedes
Técnica Administrativa
Catarina Bernardo
Assistentes Bilheteira
Carina Rodrigues, Carolina Liberal, Mariana Guimarães, Olena Pikho
Manutenção
Mário Silva