Programa Portugal-Berkeley tem novas parcerias. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a Universidade da Califórnia, Berkeley (UC Berkeley) celebraram, em janeiro, novos acordos de cooperação no âmbito do Programa Portugal-Berkeley.
Criado em 2025, através de um memorando de entendimento entre as três instituições, o Programa Portugal-Berkeley tem como principal objetivo promover o intercâmbio académico e a colaboração científica entre universidades portuguesas e a UC Berkeley, fortalecendo simultaneamente os laços com a comunidade luso-americana na Califórnia. Os novos acordos vêm estabelecer um quadro de cooperação, que visa beneficiar estudantes, investigadores e a comunidade académica de ambos os países.
A FCT e o Centro de Estudos Portugueses da Universidade Califórnia em Berkeley (UC Berkeley) assinaram um protocolo, que contempla a atribuição anual de três bolsas para cobrir custos de viagem de estudantes com mestrado, de uma instituição de ensino superior e que foram convidados a fazer o doutoramento na UC Berkeley, de sete bolsas para professores visitantes com afiliação a uma instituição de ensino superior portuguesa na UC Berkeley, de duas bolsas para participação no Programa Ana Hatherly – Residência para escritores/artistas de literatura ou arte portuguesa com residência em Portugal, e de sete bolsas de apoio a professores e investigadores da UC Berkeley para a realização de conferências e investigação em Portugal. Além disso, inclui apoio para a aquisição de livros em língua portuguesa para a biblioteca central (Doe Library) da UC Berkeley, financiamento das taxas de serviços universitários e de vistos para oito estudantes de doutoramento portugueses visitantes na UC Berkeley, bem como suporte para a realização de conferências, colóquios e eventos no Centro de Estudos Portugueses da UC Berkeley, dedicados a Portugal e à diáspora portuguesa. Esta iniciativa conta com um financiamento de 285.000€ (95.000€/ano) da FCT e tem a duração de 3 anos, entre 2025 e 2027.
Por seu turno, a FLAD, parceira do Centro de Estudos Portugueses da Universidade Califórnia em Berkeley (UC Berkeley) desde 1998, assinou novo Protocolo no sentido de assegurar a contratação de um Diretor Executivo do Centro. Este lugar assegurará a operacionalização das iniciativas relacionadas com o Programa Portugal-Berkeley, o apoio aos estudantes e investigadores envolvidos, assim como esforços de comunicação e envolvimento das diferentes faculdades e departamentos em Berkeley com vista a uma maior adesão e alavancagem das oportunidades oferecidas. Esta iniciativa conta com um financiamento de $150,000 ($50,000/ano) da FLAD e tem a duração de 3 anos, entre 2025 e 2027.
O Programa Portugal-Berkeley apoia igualmente estudantes portugueses ou luso descendentes e, através do Fundo Pinto-Fialon, atribui bolsas para a realização da licenciatura, mestrado ou doutoramento na UC Berkeley. Para além disso, oferece bolsas de investigação a alunos de doutoramento que necessitam de fazer investigação em Portugal ou que foram convidados a participar numa conferência em Portugal e a alunos de licenciatura que participarão no novo programa de estágios no Instituto Pedro Nunes, estabelecido em cooperação com a FLAD/Study in Portugal Network e a Universidade de Coimbra.
O Centro de Estudos Portugueses da UC Berkeley, integrado no Instituto de Estudos Europeus, é a entidade responsável pela gestão deste programa, dispondo de uma uma página online com toda a informação disponível sobre as diversas oportunidades do programa e respetivas candidaturas.
Posts Relacionados
5 de Março, 2025
Flechada 2025 – Cinco Artistas Selecionados para realizarem a sua Primeira Exposição Individual com Apoio da FLAD
Programa vai apoiar cinco jovens…
28 de Fevereiro, 2025
Ana Balona de Oliveira e Thais França são as próximas Professoras Visitantes na Brown University
As investigadoras Ana Balona de…
15 de Fevereiro, 2025
Lançamento Prémio FLAD Rui Machete: 200 mil euros para distinguir percursos de excelência na relação Portugal-EUA
O Prémio, no valor de 200 mil euros,…