Uma peça chave para quem se quer candidatar a Presidente dos Estados Unidos é dar a conhecer-se ao público. Há candidatos que já todos conhecem, outros conhecidos no círculo ‘bolha’ de Washington e outros que são virtuais desconhecidos, tirando nas suas próprias comunidades. Por mais diferentes que sejam entre si, tenham menos de 40 anos ou mais de 80, todos os candidatos publicam um livro.

É a forma clássica de se apresentarem ao público. Alguns relatam a sua experiência de vida, história impressionantes, a sua experiência militar ou em Washington. Outros defendem o seu percurso na comunidade em que vivem ou simplesmente usam-no como forma de professar a sua posição no espectro ideológico. Aqui ficam os livros dos principais democratas que correram à escolha do partido para tentar derrotar Donald Trump a 3 de novembro.

 

Joe Biden – Promise Me, Dad

Joe Biden tem uma longa carreira política. Foi um dos senadores de maior longevidade no Congresso (seis mandatos consecutivos de seis anos cada). Candidatou-se à nomeação democrata em 1988 e 2008, perdendo as duas vezes nas primárias — a primeira para Michael Dukakis, a segunda para Barack Obama, de quem viria a ser Vice-Presidente. Há pouco que o público não saiba já de Joe Biden, mas neste livro o relato é mais pessoal. Biden, que já tem uma história marcada pela tragédia depois da morte da sua primeira mulher e filha num acidente rodoviário, em 2015 viu o seu filho Beau morrer de cancro no cérebro. Neste livro conta essa época, como reagiu e os factores que o levaram a não se candidatar às primárias democratas em 2016, contra Hillary Clinton e Bernie Sanders.

 

Bernie Sanders – Where We Go From Here

O experiente Senador do Vermont foi a grande surpresa nas primárias democratas de 2016 e levou a disputa até à Convenção, acabando por ceder e deixar a nomeação para Hillary Clinton. Mas o tipo de apoio que Bernie Sanders conseguiu reunir, e de apoiantes, levou a que muitos questionassem as suas responsabilidades na eleição de Donald Trump em 2016. Neste livro, Bernie Sanders conta a sua versão dos eventos, relembra o seu trabalho no Congresso desde 1991, e deixa uma declaração de intenções sobre o que pretende em cada uma das áreas, desde o sistema de saúde às alterações climáticas.

 

Elizabeth Warren – The fight is Our Fight

Há muito que se questionava se Elizabeth Warren iria finalmente avançar com uma candidatura a presidente, especialmente depois do Furacão Bernie passar pelas primárias democratas em 2016. A Senadora do Massachussets acabou por ser a primeira, do que viriam a ser quase três dezenas de candidatos, a avançar para a corrida à nomeação democrata. Elizabeth Warren, oriunda de uma família da classe operária, começou por ser republicana e é agora um dos elementos mais progressistas do partido Democrata. Neste livro explica esse percurso, assim como a sua luta pela classe média e como enfrentou os bancos após a Grande Recessão de 2008.

 

Pete Buttigieg – Shortest Way Home

Foi uma das grandes surpresas do campo democrata nestas primárias, mas parece um nome já estabelecido. Quando ainda não fez 40 anos, Pete Buttigieg já escreveu um livro onde conta o seu percurso. Passou por Harvard, foi Rhodes Scholar, deixou uma carreira lucrativa no setor privado para tomar conta dos destinos da sua cidade natal, South Bend, no Indiana. Suspendeu o mandato de mayor para combater na guerra do Afeganistão e tornou-se no primeiro candidato assumidamente homossexual a candidatar-se a uma primária presidencial.

 

Michael Bloomberg (com Carl Pope) – Climate of Hope

Michael Bloomberg está longe de ser um desconhecido. Já perto dos 80 anos, o bilionário nova-iorquino construiu um império que faz dele um dos homens mais ricos do mundo. Foi ele quem assumiu as rédeas de Nova Iorque, enquanto mayor, depois do 11 de setembro de 2001, e lá continuou durante três inéditos mandatos. Desde que saiu da vida pública, tem usado a sua fortuna pessoal para promover a saúde pública, a segurança e o combate às alterações climáticas, desafio para o qual oferece algumas soluções neste livro.

 

Amy Kloubachar – The Senator next Door

Amy Kloubachar foi a primeira mulher a ser eleita para o Senado dos Estados Unidos pelo Minnesota, já vai no seu terceiro mandato de seis anos e nunca perdeu uma eleição. Mas a sua carreira política em Washington estava longe de ganhar visibilidade nacional até entrar nestas primárias. Neste livro, conta a história da luta do seu pai com o alcoolismo, o divórcio dos pais e como os problemas de saúde da sua filha a levaram a entrar na política.