O jornal PÚBLICO lança esta sexta-feira a nova edição bilingue do projeto editorial PGlobal, com o apoio da FLAD. O objetivo é alcançar as novas gerações da diáspora portuguesa, nomeadamente nos Estados Unidos, e promover Portugal junto de novos públicos.

Este projeto, que tem o apoio da FLAD, pretende chegar a públicos interessados pela atualidade portuguesa que não dominam o Português, em particular as novas gerações da importante comunidade luso-descendente nos Estados Unidos, levando mais longe a compreensão do país que Portugal é hoje e da sua forma de olhar o mundo.

“Acreditamos que com este projeto PGlobal em Inglês vamos conseguir fazer chegar Portugal mais longe, junto daqueles que não são fluentes na língua portuguesa. É um investimento que faz sentido na nossa missão de aproximar as comunidades portuguesas, que demonstram continuamente interesse e orgulho nas suas raízes. Ao permitir o acesso nos dois idiomas, acreditamos que vai ser uma ferramenta importante para o ensino da língua portuguesa nos Estados Unidos. Não esquecemos também os americanos que vivem em Portugal, e que podem ter nesta plataforma contacto direto e de qualidade com a atualidade do país.” Rita Faden, Presidente da FLAD.

O PGlobal tem agora um novo site e uma newsletter com visual renovado. Estes dois produtos estarão disponíveis tanto em Português, e com uma edição em Inglês nativo, com as notícias que marcaram a semana e abrem caminhos para o futuro.

A escolha das notícias e a newsletter que será enviada todas as sextas-feiras terá a curadoria da da jornalista Leonete Botelho.

“O PGlobal é como a janela de uma casa portuguesa de onde se vê o mundo e através do qual o mundo vislumbra Portugal. Essa casa é o PÚBLICO, onde todos os dias trabalhamos para informar com rigor e compreender a notícia por detrás do momentum. Na Newsletter PGlobal, procuramos desenrolar o fio que cada semana tece através das notícias; no site PGlobal, oferecemos as notícias seleccionadas na íntegra, em Português e em Inglês, estas só possíveis graças à parceria com a FLAD. Acreditamos que a ponte que assim criamos com os EUA ajudará a manter viva em nosso peito “essa pequena fagulha de fogo celeste, a consciência”, de que falava o Pai Fundador dos EUA, George Washington”. – Leonete Botelho, jornalista do Público

Como irá funcionar o projeto

Até dia 15 de junho, o acesso ao PGlobal vai ser livre, para que os leitores conheçam e contactem com o projeto.

A partir dessa data, o projeto terá um custo anual de 19,90 euros. Quem assinar o PGlobal, terá acesso a um site próprio dedicado às notícias mais importantes da semana e receberá a Newsletter todas as sextas-feiras, com o que de mais importante se passou em Portugal e no Mundo, com a curadoria de Leonete Botelho.

A partir desta sexta-feira, os subscritores podem escolher receber a Newsletter e ler as notícias em Português ou Inglês.