No novo espaço de análise e debate da TSF – que tem o apoio da FLAD – sobre as eleições presidenciais norte-americanas que se avizinham, o jornalista Ricardo Alexandre entrevista o presidente do American Club of Lisbon, Patrick Siegler-Lathrop, que publicou recentemente um livro sobre o sistema eleitoral norte-americano chamado “Rendez-Vous com a América”.
É um processo complexo, dificil de entender para quem está de fora, mas cujas especificidades o tornaram ainda mais decisivo na hora de escolher o Presidente dos Estados Unidos em 2016.
Em 2016, Hillary Clinton teve mais votos que Donald Trump, mas perdeu em número de delegados do Colégio Eleitoral e acabou mesmo por não ser eleita. Este ano, a questão pode voltar a ser fundamental.
“A eleição será decidida por um pequeno número de eleitores num pequeno número de Estados”, explicou o presidente do American Club of Lisbon neste programa.
Ouça a explicação e fique a conhecer o que torna o sistema eleitoral norte-americano tão diferente, o que está em causa nas eleições de 3 de novembro e quem pode decidir esta eleição.
Se quiser ouvir este episódio, pode fazê-lo no site da TSF (aqui) ou procurar nas plataformas onde habitualmente ouve os seus podcasts.
Não perca, todas as quintas-feiras depois das 15:00!
Posts Relacionados
25 de Janeiro, 2021
Observador Newsletter: O que pode fazer um Presidente no minuto zero? Entrevista a Jim Costa
O poder e as limitações da governação…
21 de Janeiro, 2021
‘América Vinte Vinte’: O discurso e as primeiras decisões de Biden
Esta semana, Nuno Severiano Teixeira,…
18 de Janeiro, 2021
Observador Newsletter: Para que serve a tomada de posse?
A importância do discurso de tomada de…