Ana Balona de Oliveira e Thais França são as próximas Professoras Visitantes na Brown University, no ano letivo 2025/26, e vão lecionar cadeiras sobre o Portugal contemporâneo durante um semestre, no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros.
Este programa resulta de uma parceria entre a FLAD e a Universidade de Brown, ao abrigo do qual todos os anos são selecionados dois professores portugueses ou a residir em Portugal para lecionarem um semestre na Universidade de Brown, no âmbito das áreas da História ou Ciências Sociais (e.g. Sociologia, Antropologia ou Ciências Políticas), abordando Portugal contemporâneo, podendo ser a temática alargada a sociedades de expressão portuguesa e/ou ter uma dimensão comparativa internacional.
As investigadoras Ana Balona de Oliveira e Thais França foram as escolhidas pelo júri para lecionar uma cadeira no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Brown, considerada uma das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos. A escolha das duas candidatas teve em conta a qualidade dos currículos, a experiência de ensino em inglês e a pertinência dos programas das disciplinas propostas pelas selecionadas.
O júri foi composto por António Costa Pinto, Investigador Coordenador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Onésimo Teotónio Almeida, Professor Catedrático e Investigador na Universidade de Brown, Cristiana Bastos, Antropóloga e Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Patrícia Ferreira, Diretora de Estudos Graduados e Professora Auxiliar na Universidade de Brown, e Elsa Henriques, antiga administradora da FLAD, que presidiu ao júri.
Ana Balona de Oliveira é Investigadora Auxiliar (FCT/CEEC) no Instituto de História da Arte da Universidade NOVA de Lisboa (IHA/NOVA-FCSH), onde cocoordena a linha ‘Transnational, Decolonial and Feminist Art Practices’. É Professora Auxiliar Convidada na NOVA-FCSH e curadora independente.
No Semestre de Outono de 2025, Ana Balona de Oliveira vai lecionar a cadeira Arte e Cultura Visual do Atlântico Negro Lusófono: Uma Abordagem Decolonial e Comparativa. O curso aborda as circulações históricas e contemporâneas entre Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Brasil através da produção de conhecimento visual, performativo e material da arte moderna e contemporânea e da curadoria. Baseia-se no ‘Atlântico Negro’ anglófono de Paul Gilroy ao mesmo tempo que o desloca. Embora se inspire na sua atenção à produção estética (música, performance), concentra-se hapticamente na visualidade.
Thais França é Investigadora integrada no CIES-Iscte. Doutorou-se em Sociologia pela Universidade de Coimbra. A sua investigação incide sobre migração, mobilidades, estudos de género, desigualdades sociais e estudos pós-coloniais. Atualmente, é Editora Associada da revista Comparative Migration Studies.
No Semestre de Primavera de 2026, Thais França vai lecionar a cadeira Portugal: da política de “acolhimento” à mobilização anti-imigração. O curso pretende examinar a transformação do panorama migratório em Portugal, desde um legado colonial de abertura à diversidade cultural até à ascensão de movimentos anti-imigração. Explora como o mito nacional de um país aberto à diversidade, moldado pelo passado colonial, obscurece questões de racismo e migração. Vai ser analisada também a evolução das políticas migratórias num contexto pós-colonial, o papel dos media na perpetuação de estereótipos e o crescimento da mobilização da extrema-direita contra a imigração.
Parabéns e bom trabalho!
Posts Relacionados
15 de Fevereiro, 2025
Lançamento Prémio FLAD Rui Machete: 200 mil euros para distinguir percursos de excelência na relação Portugal-EUA
O Prémio, no valor de 200 mil euros,…
29 de Janeiro, 2025
Elizabeth Strout, Vencedora do Pulitzer com ‘Olive Kitteridge’ – 13 de fevereiro, na FLAD
Elizabeth Strout, vencedora de um…
27 de Janeiro, 2025
Programa de Traduções FLAD: Obras Selecionadas na Edição de Outubro 2024
Na edição de outubro de 2024 do…