Rita Marcelino dos Santos e Marta Ramilo Abrantes, ambas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, são as vencedoras – em ex aequo – da segunda edição do Prémio FLAD Ciência Política, que premeia a melhor tese de mestrado nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais. As mestres vencem esta edição do prémio com as teses de mestrado “«Solidarisch mit CDS in Portugal»: a atuação internacional da CDU e da Fundação Konrad Adenauer na democratização Portuguesa (1974-1976)” e “Diplomacia Científica, Portugal e o Projecto Europeu”, respetivamente.

Rita Marcelino dos Santos concluiu o seu mestrado em 2024 pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Irá iniciar o seu Doutoramento em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, em Setembro de 2024. A tese de mestrado, que mereceu a escolha do júri, foi orientada pela Prof. Ana Mónica Teixeira e pelo Prof. Nuno Severiano Teixeira.

Marta Ramilo Abrantes obteve o grau de mestre em Ciência Política e Relações Internacionais também pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, em 2023. A premiada desempenha as funções de Investigadora e de Professora no Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN+) e no Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico. A sua tese de mestrado foi orientada pela Prof. Raquel Vaz Pinto e pela Prof. Ana Santos Pinto.

O Prémio FLAD Ciência Política distingue alunos que tenham concluído o mestrado numa universidade portuguesa nos domínios da Ciência Política e/ou Relações Internacionais, e cuja dissertação revele potencial para a investigação cientifica na sua área de estudo, oferecendo a participação no próximo congresso da American Political Association (APSA), que decorre em Filadélfia, Pensilvânia, de 5 a 8 de setembro.

A avaliação das candidaturas foi realizada por um júri composto por Rita Faden, Presidente da FLAD, Miguel Monjardino, Professor Convidado, Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, e Madalena Meyer Resende, Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Na primeira edição, o Prémio FLAD Ciência Política premiou Bruno Rocha, estudante de doutoramento na NOVA FCSH com a tese de mestrado: “Uma Nação num Mundo de Estatuto: Os Ecos das Representações da ‘Nação Alemã’ nas Práticas de Procura de Estatuto Internacional.” Bruno Rocha viajou para Buenos Aires, Argentina, para participar no congresso internacional da International Political Science Association (IPSA).