A artista Maria Capelo é a vencedora da Prémio FLAD de Desenho 2022, uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, em parceria com a Drawing Room Lisboa, feira de arte contemporânea dedicada ao desenho, que se realiza na Sociedade Nacional das Belas Artes em Lisboa até ao dia 30 de outubro. Maria Capelo sucede a Pedro Tropa, e irá receber um prémio monetário de 20 mil euros.
Maria Capelo é natural de Lisboa e licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A artista participa e expõe as suas obras em exposições coletivas e individuais desde 1996. Está representada em diversas coleções e em 2013 recebeu uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para a realização do projeto Da Sombra dos Montes no âmbito do Programa “Apoio às Artes Visuais – Projetos de Investigação Artística.”
“Hoje celebramos o trabalho inovador e surpreendente de Maria Capelo, mas também o dos restantes artistas finalistas que exploram de forma tão variada e interessante o Desenho, uma das formas artísticas mais importante na coleção de arte contemporânea da FLAD. O alcance do Prémio FLAD de Desenho demonstra o quão necessária é a aposta da Fundação no apoio às artes, e fica claro o nosso compromisso em continuar a percorrer este caminho.” – Rita Faden, Presidente da FLAD.
O júri, composto por António Pinto Ribeiro (programador cultural), Mónica Alvarez-Careaga (diretora da Drawing Room Lisboa) e Gabriela Albergaria (artista), escolheu Maria Capelo por unanimidade, elogiando o trabalho inovador da artista.
“O trabalho de Maria Capelo revela um curioso sentido de aventura, produzindo imagens apenas aparentemente simples a partir das quais é capaz de recriar a tradição paisagista de um modo inovador e surpreendente.” – júri do Prémio FLAD de Desenho 2022.
O vencedor da edição de 2022 do Prémio FLAD de Desenho foi anunciado este sábado na Drawing Room Lisboa, feira que se associa mais uma vez à realização desta iniciativa e na qual foi possível ver obras dos 10 finalistas desta edição do prémio. Para Mónica Alvarez-Careaga:
“A Drawing Room Lisboa sente-se honrada por poder dar continuidade a uma colaboração que começámos no ano passado com a FLAD, para a criação de um prémio nacional que valoriza o desenho contemporâneo em Portugal. Estou particularmente satisfeita pela qualidade e interesse das obras que os finalistas do Prémio FLAD apresentam na nossa feira.”
O Prémio FLAD de Desenho 2022 é mais um passo no caminho da Fundação no apoio às artes, que se junta a um um vasto conjunto de atividades que vêm a acontecer em Portugal e nos Estados Unidos da América. A escolha do desenho enquanto forma artística a promover com esta iniciativa está enquadrada com a importância do desenho na coleção privada de arte contemporânea da Fundação.
Posts Relacionados
13 de Dezembro, 2024
Vânia Baptista, da Universidade do Algarve, vence FLAD Science Award Atlantic 2024
Projeto 'Finding Home – Discovering the…
28 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Flechada – Programa de Apoio a Primeiras Exposições Individuais
Programa vai apoiar jovens artistas…
18 de Novembro, 2024
Portugal acolheu maior número de estudantes americanos de sempre em 2022/2023
Aumento de quase 60% no número de…