O Prémio FLAD de Desenho está de volta para a sua terceira edição. As candidaturas a esta iniciativa, que irá premiar com 20 mil euros o melhor que se faz na área do desenho em Portugal, estão abertas entre 3 de abril e 3 de maio. Esta iniciativa é uma parceria com a Drawing Room Lisboa.

Todos os anos, o Prémio FLAD de Desenho tem recebido centenas de candidaturas de artistas de todo o país. No ano passado premiámos o trabalho da artista Maria Capelo, que sucedeu a Pedro Tropa. Este ano, a FLAD continua o caminho de reconhecimento do talento artístico em Portugal e de apoio aos artistas promissores do nosso país.

Entre 3 de abril e 3 de maio, podem candidatar-se a este prémio todos os artistas de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de cinco anos, com idade igual ou superior a 28 anos.

O concurso vai desenvolver-se em duas fases. Na primeira fase serão selecionados 10 finalistas, que terão a oportunidade de expor o seu trabalho na edição de 2023 da Drawing Room Lisboa, que decorrerá em outubro. Os finalistas terão também a oportunidade de abrir as portas dos seus ateliês para as visitas que farão parte das atividades paralelas da feira.

O selecionado será conhecido a 28 de outubro, num evento realizado na Drawing Room Lisboa, e receberá um prémio monetário no valor de 20 mil euros.

A área de produção artística escolhida foi o desenho, pela sua importante representação na Coleção de Arte Contemporânea da FLAD e por constituir uma expressão artística de relação muito íntima com o criador de arte.

Podem candidatar-se:

  • Artistas de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros residentes em Portugal há mais de cinco anos;
  • Artistas com idade igual ou superior a 28 anos à data das respetivas candidaturas.

Prazos e submissão da candidatura:

Documentos necessários:

  • CV do(a) candidato(a) em PDF;
  • Portefólio do(a) candidato(a) (máximo 25 páginas);
  • Fotografia ou imagem do(a) candidato(a) (para divulgação em caso de seleção);
  • Biografia resumida (máximo 300 caracteres com espaços).

Avaliação das candidaturas:

O vencedor do concurso será escolhido após a análise das candidaturas pelo júri, que se realizará em duas fases:

1ª fase: As candidaturas apresentadas serão analisadas por um júri constituído por individualidades de reconhecida capacidade na área artística de relevo  que efetuará uma seleção de até dez artistas finalistas. A decisão do júri da 1ª fase será anunciada até dia 9 de junho de 2023. O júri desta primeira fase será constituído por:

  • Carolina Pelletier Fontes;
  • Sérgio Fazenda Rodrigues;
  • Sofia Ponte;
  • António Pinto Ribeiro – representante da FLAD.

2ª fase: Do conjunto de artistas finalistas, apurados na 1ª fase, um segundo júri selecionará o vencedor, que será anunciado durante a Drawing Room Lisboa 2023, que terá lugar entre 25 e 29 de outubro. Nesta 2ª fase, o júri dos artistas finalistas reserva-se o direito de solicitar uma visita ao ateliê dos mesmos. O júri da segunda fase será constituído por:

  • Ângela Ferreira, artista, que presidirá ao júri;
  • Mónica Álvarez Careaga – diretora da Drawing Room Lisboa;
  • Filipa Rocha Nunes, em representação da FLAD.

As decisões dos júris de ambas as fases não são passíveis de qualquer recurso.

Prémio

A FLAD atribuirá ao vencedor do concurso um prémio de 20 mil euros.

O vencedor será anunciado no dia 28 de outubro, na Drawing Room Lisboa, feira que decorre na Sociedade Nacional de Belas Artes, entre 25 e 29 de outubro.

Consulte o edital deste concurso (Edital – Prémio FLAD de Desenho 2023) para conhecer todos os detalhes sobre o prémio e o processo de candidatura.

Caso tenha questões sobre o prémio ou sobre o processo de candidatura, envie um email para luz.fernandes@flad.pt.