A Comunidade Vida e Paz, uma IPSS que surgiu em 1988, conta com 32 anos de experiência na (re)construção de vidas de pessoas em situação de sem-abrigo. Através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção, a Comunidade Vida e Paz, apenas em 2020, apoiou diariamente mais de 490 pessoas na rua, distribuiu 180 mil ceias, acolheu 210 pessoas nos seus centros e 115 utentes passaram para a fase de reintegração social.
A rua nunca poderá ser o lar de alguém e para que organizações como a Comunidade Vida e Paz possam continuar a mudar vidas, a ajuda de todos é fundamental. Por essa mesma razão, e pelo trabalho incansável realizado por esta IPSS, a FLAD decidiu doar 26 mil euros, o que corresponde a 1 ano de gastos do novo Centro Integrativo da Comunidade Vida e Paz em Olaias, Lisboa. Este espaço permite acomodar casais em situação de sem-abrigo, até com acompanhamento de animais de estimação, de forma a construir um novo projeto de vida para os seus residentes.
Com o apoio de uma rede de 602 voluntários, 149 colaboradores, e diversos benfeitores, simpatizantes e amigos, esta IPSS integra no seu trabalho todos os apoios necessários à pessoa em situação de sem-abrigo, que vai desde a rua à reintegração social.
O contacto, sinalização e reencaminhamento das pessoas em situação de sem-abrigo ou de vulnerabilidade social, como é o caso de famílias carenciadas, dá-se com as Equipas de Rua da Comunidade Vida e Paz, com rotas diárias na Amadora, Lisboa, Loures e Odivelas.
“Estas equipas (…) através da distribuição de uma ceia, com o objetivo de estabelecer o contacto com a pessoa e de começar a desenvolver uma relação de confiança, procuram chegar à conversa para que depois a pessoa se sinta motivada para a mudança de vida.” – Renata Alves, Diretora-Geral da Comunidade Vida e Paz
Após o estabelecimento deste contacto, as pessoas em situação de sem-abrigo apoiadas são acolhidas no Espaço Aberto ao Diálogo (EAD), que as avalia e orienta para uma resposta que se adeque à sua problemática, seja dentro ou fora dos serviços da Comunidade Vida e Paz.
Para além de retirar estas pessoas da rua, o grande objetivo da Comunidade Vida e Paz é ajudá-las a obter a sua plena autonomia. Desta forma, a IPSS tem disponível várias opções de alojamento (como comunidades de inserção – Quinta da Tomada e Quinta do Espírito Santo – e apartamentos), cria planos de reabilitação adaptados a cada utente, procurando desenvolver as competências pessoais, sociais e profissionais indispensáveis à reintegração na sociedade, mas também tem uma residência de cuidados continuados em saúde mental, duas comunidades terapêuticas (de Fátima e da Tomada) para o tratamento de adições e um programa de acompanhamento pós-alta dos vários centros da Comunidade.
Como Ajudar?
Como todos sabemos, a pandemia diminuiu, e chegou a fechar, maior parte dos serviços disponíveis para a população em situação de sem-abrigo. No entanto, a Comunidade Vida e Paz continuou a ir ao encontro destas pessoas em dificuldades e reforçou ainda mais os seus serviços de apoio e distribuição de bens essenciais.
Continuar a ajudar a Comunidade Vida e Paz é fundamental, especialmente nesta altura, e pode fazê-lo de diversas maneiras. Para ajudar pode encontrar toda a informação de que necessita em baixo e/ou aqui: https://www.cvidaepaz.pt/ajudar/#!/doacoes.
Donativos: Faça um donativo à Comunidade Vida e Paz, no valor que entender e puder, através de:
- Entidade referência;
- Transferência bancária (para Montepio Geral: PT500036 0000 9910 5505051 96; Caixa Geral de Depósitos: PT500035 0675 0003 5284 6306 8; ou Novo Banco: PT500007 0023 0054662 0018 93);
- MBWAY (para 912 340 222);
- PAYSHOP (através dos serviços CTT);
- Envio de vale postal/cheque (para Rua Domingos Bomtempo, nº 7 1700-142 Lisboa)
Doações em géneros: Bens alimentares, produtos de higiene, vestuário, calçado, ou outros bens de primeira necessidade, são fundamentais para as pessoas que a Comunidade Vida e Paz apoia diariamente, seja para os residentes nos centros da Comunidade ou para as mais de 490 pessoas em situação de sem-abrigo abrangidas pelas Equipas de Rua.
Se tem estes bens e quer juntar-se a esta causa, entregue ou envie para a Sede da Comunidade Vida e Paz: Rua Domingos Bomtempo, nº 7, 1700-142 Lisboa. Entregas podem ser feitas entre as 09h e as 20h, todos os dias.
0.5% do seu IRS: Ao preencher o seu IRS lembre-se que pode ajudar a Comunidade. Assinale com um X no campo 1101 e escreva o NIF 502 310 421 no quadro 11 do modelo 3. Dessa forma, 0,5% do seu IRS será entregue à Comunidade Vida e Paz, sem qualquer custo para si e estará a ajudar quem mais precisa.
Amigos da Comunidade: Amizades que mudam vidas. Pode contribuir para a atividade da Comunidade através do sistema de débito direto. O valor mínimo de contribuição é de 5€/mês. Torne-se amigo da Comunidade aqui: https://www.easypay.pt/form/?f=amigos-da-comunidade
Voluntariado: Os voluntários são uma peça fundamental na intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo. A ação da Comunidade apenas é possível graças ao trabalho dos seus voluntários, que todos os dias, nas mais diversas atividades (no Espaço Aberto ao Diálogo, nas Comunidades Terapêuticas e de Inserção, Festas de Natal, Banco de Roupa, Equipas de Rua, etc.), dão um pouco de si a esta causa. Descubra como se pode tornar um voluntário aqui: voluntariado@cvidaepaz.pt.
Chamada de valor acrescentado: Estas chamadas são uma pequena grande ajuda. Ligue 760 50 10 20 (custo da chamada 0,60€+IVA). Fazer esta chamada significa lutar contra a pobreza e a exclusão social, de uma forma simples, rápida e em qualquer lugar.
Empresas comunitárias: Dê o que de melhor tem na sua empresa. Colocar horas, recursos e competências de trabalho dos seus funcionários ao serviço de quem mais precisa é também uma forma de contribuir. São várias as áreas de colaboração: consultoria, design, comunicação, auditoria, informática, entre outros.
Vamos ajudar?
Posts Relacionados
13 de Dezembro, 2024
Vânia Baptista, da Universidade do Algarve, vence FLAD Science Award Atlantic 2024
Projeto 'Finding Home – Discovering the…
28 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Flechada – Programa de Apoio a Primeiras Exposições Individuais
Programa vai apoiar jovens artistas…
18 de Novembro, 2024
Portugal acolheu maior número de estudantes americanos de sempre em 2022/2023
Aumento de quase 60% no número de…