A China é, frequentemente, o seu próprio maior inimigo, mas o mundo ocidental não deve fazer política contando com que a China continue a cometer erros, avisou Elizabeth Economy, uma das mais reputadas autoras e especialistas sobre a China, que esteve na FLAD para uma conversa sobre o desafio que a China representa e como Xi Jinping quer transformar o mundo à sua imagem (e aos seus interesses).

Naquela que foi a última sessão do ciclo Democracy: The Way Ahead, Elizabeth Economy explicou ainda que Xi Jinping é o primeiro líder chinês em muito tempo a ter uma visão para o mundo, e para o papel da China na ordem internacional. A sessão foi moderada por Raquel Vaz Pinto, Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa. Veja a sessão na íntegra aqui:

Elizabeth Economy é autora de vários livros que retratam a evolução da China nas últimas duas décadas, dos quais se destacam The Third Revolution: Xi Jinping and the New Chinese State (2018) e The World According to China (2022), Elizabeth Economy é senior fellow na Hoover Institution da Universidade de Stanford. Entre 2021 e 2023 integrou a Administração Biden, enquanto senior foreign advisor para a China do Departamento do Comércio. Integrou também o Council on Foreign Relations entre 1994 e 2021, do qual foi também C.V. Starr Senior Fellow e diretora para os Estudos Asiáticos.

O ciclo Democracy: The Way Ahead, é uma iniciativa criada pela FLAD em janeiro de 2023, com o objetivo de promover um espaço de reflexão e debate sobre as atuais problemáticas com que se depara a comunidade euro-atlântica, e, com recurso a especialistas internacionais, procurar soluções para as próximas décadas.

No âmbito deste ciclo, a FLAD recebeu John Ikenberry, Professor na Universidade de Princeton, e Constanze Stelzenmüller, diretora do Center on the United States and Europe da Brookings Institution, os jornalistas Peter Baker (New York Times) e Susan Glasser (New Yorker), e os especialistas em relações internacionais Robert Kaplan, Walter Russell Mead e Kori Schake, Bruno Tertrais e Cathryn Clüver Ashbrook.