O FABRIC é um festival de arte contemporânea, música e comunidade, que propõe uma outra experiência de Fall River: uma visão cultural da cidade, numa narrativa que reinterpreta a sua herança industrial em relação com a cultura portuguesa presente.
A comunidade portuguesa de Fall River é uma das maiores nos Estados Unidos – especialmente de origem açoriana – , o que torna o FABRIC numa oportunidade única para estreitar ainda mais a relação entre so EUA e Portugal.
Organizado pela Casa dos Açores de Nova Inglaterra, o festival conta com a curadoria de Jesse James, Sofia Carolina Botelho (ambos do Walk&Talk) e António Pedro Lopes (Festival Tremor), que vêm facilitar um cruzamento entre as paisagens culturais de ambas as regiões.
O Fabric Arts Festival propõe envolver a cidade na sua tradição e vanguarda artística e cultural, através de uma experiência única e híbrida com um circuito de arte que envolve os diversos contextos culturais e geográficos da cidade. Fall River não tem apenas a comunidade portuguesa presente, mas também as comunidades italiana, cabo-verdiana, polaca, inglesa, francesa e canadiana, entre muitas outras.
Ao fundir o presente e o passado de Fall River, o festival conta com concertos de música, murais e projetos específicos para estabelecer um diálogo sinergético entre o seu território urbano e as diversas comunidades locais que o habitam.
Estas comunidades foram atraídas a Fall River, no século XIX e XX, face à sua crescente indústria têxtil, razão pela qual atualmente diversos artistas, carpinteiros e designers se reúnem nesta cidade para desenvolver o seu trabalho.
Face ao esforço feito para preservar a herança industrial de Fall River, renovar o vínculo cultural da cidade com Portugal e promover a colaboração entre agentes culturais locais e os artistas do Festival, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento patrocina este festival que aproxima Portugal e os Estados Unidos, na representação da cultura portuguesa na cidade de Fall River.
Para mais informações sobre futuras edições, visite aqui.
Posts Relacionados
15 de Fevereiro, 2025
Lançamento Prémio FLAD Rui Machete: 200 mil euros para distinguir percursos de excelência na relação Portugal-EUA
O Prémio, no valor de 200 mil euros,…
29 de Janeiro, 2025
Elizabeth Strout, Vencedora do Pulitzer com ‘Olive Kitteridge’ – 13 de fevereiro, na FLAD
Elizabeth Strout, vencedora de um…
27 de Janeiro, 2025
Programa de Traduções FLAD: Obras Selecionadas na Edição de Outubro 2024
Na edição de outubro de 2024 do…