Programa Portugal-Berkeley tem novas parcerias. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a Universidade da Califórnia, Berkeley (UC Berkeley) celebraram novos acordos de cooperação no âmbito do Programa Portugal-Berkeley.

Assinado em 2024 e com entrada em vigor em 2025, através de um protocolo entre as três instituições, o Programa Portugal-Berkeley tem como principal objetivo promover o intercâmbio académico e a colaboração científica entre universidades portuguesas e a UC Berkeley, fortalecendo simultaneamente os laços com a comunidade luso-americana na Califórnia. Os novos acordos vêm estabelecer um quadro de cooperação, que visa beneficiar estudantes, investigadores e a comunidade académica de ambos os países.

A FLAD, parceira do Centro de Estudos Portugueses da Universidade Califórnia em Berkeley (UC Berkeley) desde 1998, assinou novo Protocolo no sentido de assegurar a contratação de um Diretor Executivo do Centro. Este lugar assegurará a operacionalização das iniciativas relacionadas com o Programa Portugal-Berkeley, o apoio aos estudantes e investigadores envolvidos, assim como esforços de comunicação e envolvimento das diferentes faculdades e departamentos em Berkeley com vista a uma maior adesão e alavancagem das oportunidades oferecidas. Esta iniciativa conta com um financiamento de $150,000 ($50,000/ano) da FLAD e tem a duração de 3 anos, entre 2025 e 2027.

O Programa Portugal-Berkeley apoia igualmente estudantes portugueses ou luso descendentes e, através do Fundo Pinto-Fialon, atribui bolsas para a realização da licenciatura, mestrado ou doutoramento na UC Berkeley. Para além disso, oferece bolsas de investigação a alunos de doutoramento que necessitam de fazer investigação em Portugal ou que foram convidados a participar numa conferência em Portugal e a alunos de licenciatura que participarão no novo programa de estágios no Instituto Pedro Nunes, estabelecido em cooperação com a FLAD/Study in Portugal Network e a Universidade de Coimbra.

O Centro de Estudos Portugueses da UC Berkeley, integrado no Instituto de Estudos Europeus, é a entidade responsável pela gestão deste programa, dispondo de uma uma página online com toda a informação disponível sobre as diversas oportunidades do programa e respetivas candidaturas.