A FLAD e a Ciência juntaram-se para lançar um prémio de ciência para os alunos do ensino secundário, que irá premiar a equipa vencedora com uma viagem aos Estados Unidos. O Prémio Atlântico Júnior visa promover o gosto pela ciência e tecnologia, e o interesse pelo Atlântico, entre os mais jovens.
Já estão abertas as candidaturas para o Prémio Atlântico Júnior. A FLAD e a Ciência Viva – Agência Nacional Para a Cultura Científica e Tecnológica lançaram hoje este prémio para promover a cultura científica e tecnológica através da valorização do Atlântico como sistema natural e do seu papel na sustentabilidade do planeta e na sociedade. O prémio Atlântico Júnior surge na sequência do FLAD Science Award Atlantic e visa promover nos mais jovens o gosto pela tecnologia, numa perspetiva de trabalho em equipa e de aprender fazendo, dando visibilidade ao seu papel na compreensão do Atlântico e à sua importância para a sustentabilidade do planeta e para as comunidades que o rodeiam.
O concurso premiará aplicações práticas que facilitem a monitorização do Atlântico e dos seus ecossistemas ou que promovam o uso sustentável dos seus recursos, consistindo na realização de um protótipo, maquete instrumentada ou produto biotecnológico.
Prémio
Aos 3 melhores projetos serão atribuídos os seguintes prémios:
- 1º lugar: viagem da equipa vencedora aos EUA, mais um prémio pecuniário de 2000 euros;
- 2º lugar: valor pecuniário de 2000 euros;
- 3º lugar: valor pecuniário de 1500 euros;
Os valores monetários envolvidos nos prémios são atribuídos às escolas sob a forma de equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento de novos projetos na área tecnológica nos anos letivos seguintes, nomeadamente no concurso para o prémio Atlântico Júnior.
Temas para a edição 2021/2022:
- Energias renováveis marinhas (Exemplo: dispositivos para aproveitar energias de ondas e marés)
- Robôs marinhos com sensores para medir variáveis como por exemplo salinidade, temperatura ou pH)
- Embarcações inovadoras (Exemplo: veículos solares telecomandados)
- Tecnologias e processos que contribuam para eliminar ou mitigar a poluição marinha
- Biotecnologia (Exemplos: fármacos, novos produtos alimentares)
Destinatários:
O concurso é dirigido a todas as escolas secundárias e do ensino profissional, públicas ou privadas, em Portugal continental e –as regiões Autónomas da Madeira e Açores.
Cada equipa terá um máximo de cinco alunos(as), deverá apresentar diversidade de género e será apoiada por um(a) professor(a) / tutor. Cada professor(a) só poderá ser responsável por uma equipa.
As equipas devem procurar parcerias com universidades, institutos politécnicos e/ou empresas para apoio técnico e científico.
Candidatura:
É necessário entregar com a entrega dos seguintes elementos para a seleção das equipas finalistas:
- Vídeo de apresentação (máximo 3 minutos) com a apresentação dos objetivos, dos elementos da equipa e distribuição de tarefas.
- Documento técnico de apresentação (máx. 2 páginas A4) com:
- O objetivo científico do projeto;
- A descrição do protótipo, maquete ou produto;
- As parcerias previstas com universidades, institutos politécnicos e/ou empresas para apoio técnico e científico;
- O orçamento previsto, não podendo ultrapassar os 1000 euros. Em caso de apoio de alguma entidade, através de, por exemplo, maquinação ou oferta de um componente, o respetivo valor de mercado deverá ser incluído no orçamento
A candidatura será realizada online até 30 de dezembro de 2021 através do endereço www.cienciaviva.pt/concurso/flad-premio-atlantico
Júri
A avaliação será feita por um júri de investigadores e professores do ensino secundário com experiência nas áreas relevantes.
- João Tasso de Figueiredo Borges Sousa, LSTS, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
- Maria Manuel Gil, CETEMAR e Pólo do MARE do Instituto Politécnico de Peniche
- César Marques, Ciência Viva
- Elsa Henriques, administradora da FLAD
As 15 equipas com a melhor pontuação na fase documental da candidatura serão convidadas a participar na final do Concurso Atlântico Júnior, e cada equipa receberá um computador oferecido pela Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal. Os computadores serão atribuídos às escolas para a realização de projetos, nomeadamente e caso existam, aos Clubes Ciência Viva na Escola. O resultado desta seleção será comunicado às equipas até 15 de janeiro de 2022.
Critérios de avaliação
Na fase documental, as equipas serão avaliadas pelo júri, tendo em consideração o valor científico, a execução técnica, o valor educativo, o trabalho de equipa e a divulgação junto da comunidade, com as seguintes ponderações:
- Valor científico e criatividade 25%
- Execução técnica 25%
- Valor educativo 15%
- Trabalho de equipa 15%
- Criatividade 10%
- Divulgação junto da comunidade 10%
Apoio aos professores / tutores
Às equipas que passarem à fase final, a Ciência Viva organizará uma ação de curta duração (6 horas) dirigida aos professores sobre os principais temas apresentados a concurso, a ter lugar no início de 2022.
Esta formação, é obrigatória para professores / tutores das equipas que quiserem participar na fase final competição do concurso Atlântico Júnior, para que estes possam apoiar os alunos a realizar projetos de maior complexidade e qualidade.
Final do Concurso
A fase final do Concurso decorrerá num evento público em maio, em data e local a anunciar. Neste evento serão selecionadas as equipas vencedoras (primeiro, segundo e terceiro lugar).
Aconselhamos a leitura do edital deste concurso (Edital – Prémio Atlântico Junior), onde poderá encontrar todos os detalhes sobre o prémio.
Acompanhe-nos através deste website e das nossas redes sociais para ficar a par do processo de seleção.
Boa sorte e até breve!
Posts Relacionados
18 de Novembro, 2024
Portugal acolheu maior número de estudantes americanos de sempre em 2022/2023
Aumento de quase 60% no número de…
15 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Bolsas para Residências Artísticas nos EUA 2025
Artistas entre os 25 e 35 anos que…
1 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FLAD 2025/2026
Apoio a alunos de mestrado que queiram…