A FLAD organiza no próximo dia 21 de outubro a 2.ª edição do FLAD Forum on Portugal and USA Higher Education 2024, dedicada ao tema: ‘The Internationalization Imperative: Recruitment, Student Engagement and Creative Models’. Esta iniciativa vai juntar no auditório da FLAD, em Lisboa, especialistas em internacionalização do Ensino Superior de instituições dos Estados Unidos e da Europa, para partilhar melhores práticas e desenvolver parcerias para a internacionalização, que sejam sustentáveis e com impacto real.

Na última década, a FLAD tem apostado na promoção da internacionalização do Ensino Superior com o apoio a iniciativas das universidades portuguesas, criação de linhas de financiamento para o desenvolvimento de projetos de internacionalização, e, de forma mais visível, com a criação do programa SiPN – Study in Portugal Network, um programa de study abroad de características únicas em Portugal, e através do qual já trouxemos mais de 1.700 estudantes americanos para estudar nas universidades parceiras portuguesas.

Numa altura em que as questões demográficas se tornaram incontornáveis, a internacionalização tornou-se um imperativo – seja em termos de atualização curricular, boas práticas ou financiamento das instituições de Ensino Superior. Continuando o caminho que temos percorrido, e em conjunto com os nossos parceiros na iniciativa USA-Portugal Campus – a Fulbright Portugal e a Agência Nacional Erasmus+ -, a FLAD organiza a segunda edição do FLAD Forum on Portugal and USA Higher Education.

No dia 21 de outubro, vamos reunir especialistas dos Estados Unidos e da Europa no auditório da FLAD, em Lisboa, para apresentar e discutir as melhores práticas do que é feito nos Estados Unidos para a internacionalização das Universidades, com o intuito de promover uma maior integração entre Portugal e Estados Unidos em termos de mobilidade académica, dar maior visibilidade a Portugal enquanto destino preferencial para alunos e investigadores americanos, e promover este conhecimento junto das instituições de ensino superior português para que possam expandir a sua própria capacidade para a mobilidade de estudantes e staff académico de, e para, os Estados Unidos.

Estes especialistas vão apresentar as questões essenciais que afetam a mobilidade do ensino superior e casos de sucesso que ilustram o estado da arte no setor. A edição deste ano contará com a participação, entre outros, de Cheryl Matherly, vice-president for international affairs da Lehigh University, Joel Ericson, Institute for International Education (IIE) International Director, Almaty Kazakhstan e Robert Glover, University of Maine Coordinator and Professor, public-policy and community engagement (Donald Harward Faculty Award for Service-Learning Excellence).

A participação nesta conferência é livre, mediante registo no formulário online disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfafDSMmCvluuJI0_rOpvXkCzP2acC92iHnQfrGg-l0_WlFDQ/viewform

Qualquer dúvida ou comentário, por favor contactar: ricardo.pereira@flad.pt

Veja o programa completo aqui

 

FLAD Forum on Portugal and US Higher Education 2024 Program

Sunday, Oct 20

Pre-Forum Networking Activity

  • 5pm-7pmSunset Cruise on the Tejo

Monday, Oct 21

9:00 – Registration, Meet & Greet

9:30 – Welcome and Opening Remarks

  • Nuno Morais Sarmento, President of FLAD
  • Michael Baum, Executive Board, FLAD
  • Douglas Koneff, Deputy Chief of Mission, US Embassy Lisbon

10:00 – Keynote Speaker

  • Salwa El- Shawan Castelo-Branco, Professor Emerita of Ethnomusicology
    President Emerita – Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa
    The Imperative of Internationalizing Portuguese Academia: A Personal Perspective

Coffee Break

10:45 – 12:30 – I session – The Internationalization Imperative: How Portuguese HEIs can Expand their Recruitment Strategies to the USA and Beyond

  • Paulo Zagalo e Melo – Senior Internationalization Strategist at Virginia Commonwealth University, and President Elect at the Association of International Education Administrators (AIEA)
    Global Partnerships as International Enrollment Drivers
  • Cheryl Matherly, Vice-President/Vice-Provost for International Affairs, Lehigh University
    – Preparing Students to Address Grand Challenges Through Global Experiential Learning
  • Joel Ericson, Institute for International Education (IIE) International Director, Almaty Kazakhstan
    – From “Undesirable Organization” in Russia to New Opportunities in Kazakhstan: The Odyssey of an International Office
    Moderator: Michael Baum, Executive Board, FLAD

 

12:30 – 12:50 – The FCT-FLAD-Berkeley protocol “Berkeley Portugal Program”

  • Elsa Henriques, Executive Board, FLAD


12:50 – 1:10pm – USA Portugal Campus – Road Map to NAFSA 2025


1:00-2:30pm –
lunch break at FLAD for all attendees

 

2:30-4:00pm – II session – Service Learning & Social Impact

  • Luísa Mota Ribeiro, Assistant Professor, Universidade Católica Portuguesa (UCP), Faculty of Education and Psychology. Coordinator for Service Learning (CApS), UCP Porto
    Service-Learning at UCP: A Journey from Institutional Commitment to Global Partnership
  • Robert Glover, University of Maine Coordinator and Professor, public-policy and community engagement (Donald Harward Faculty Award for Service-Learning Excellence)
  • Sandra Soares, Vice-Rector, University of Aveiro, Coordinator of the Specialized Internationalization Commission, CRUP (Council of Rectors of Portuguese Universities)
    New shapes of education in HigherEd in an evolving world
  • Nuno Comando, director, Entrepreneurship and Social Economy, Casa do Impacto
    Platform for innovation, social entrepreneurship and impact
    Impact has the doors open for everyoneModerator: Genesis Garcia, Education FLAD & SiPN Program Specialist

Coffee break

4:30 – 5:30pm – III session – Case Studies in Creative Internationalization in Higher Education

  • Luis Manuel Pais, Vice-President, Bragança Polytechnic Institute
    “Creative Internationalization in Higher Education: strategies and numbers at the Bragança Polytechnic University”
    Moderator: Ricardo Pereira, Coordinator, Education FLAD & SiPN Program Manager 

Announcement of the Projects selected under the 2025 FLAD-UP Higher Education Program
Michael Baum, Executive Council Member, FLAD

  • Each team will have 3-5 minute to pitch their project.

5:30-6:30pm – Celebrating the 10th anniversary of FLAD’s Study in Portugal Network (SiPN).

Followed by a reception at FLAD for the attendees