A FLAD recebe no próximo dia 25 de Junho, às 18h30, o escritor americano Joshua Cohen, autor de The Netanyahus (A Família Netanyahu, editado em Portugal pela Dom Quixote), que venceu o prémio Pulitzer para o melhor livro de ficção em 2022, para mais uma edição do Meet the Author – Encontros com Escritores Americanos. Esta iniciativa é uma parceria com o jornal PÚBLICO.

Nascido na Nova Jérsia em 1980, Joshua Cohen cresceu em Atlantic City e Brooklyn. Licenciou-se em composição musical pela Manhattan School of Music em 2001, e rumou de seguida para a Europa de Leste, onde durante cinco anos viveu e trabalhou como jornalista. Joshua Cohen deu aulas na Universidade de Columbia e traduz obras de alemão e hebraico para inglês.

Desde cedo que o seu trabalho chamou a atenção. Witz (2010) foi considerado o melhor livro de 2010 pela The Village Voice. Four New Messages (2012) foi considerado um dos melhores livros de 2012 pela revista The New Yorker. Em 2017, foi considerado pela Granta um dos melhores jovens escritores americanos da década.

A glória literária chegaria em 2022, quando a sua mais recente obra The Netanyahus (A Família Netanyahu, editado pela Dom Quixote em 2022), vence o Prémio Pulitzer para melhor obra de ficção.

The Netanyahus apresenta-se da mesma forma brilhante como se desenrola, como “o relato de um episódio menor e no fundo até insignificante da história de uma família muito famosa.” O episódio é a visita ficcionada de Benzion Netanyahu, pai do atual primeiro-ministro israelita, ao Corbin College (ficção), para uma entrevista de emprego com Ruben Blum, um historiador judeu – mas não historiador de judeus -, responsável pelo comité que vai analisar a candidatura de Benzion, um académico israelita exilado, especializado na Inquisição da Península Ibérica.

Quando Benzion Netanyahu – pai de Benjamin Netanyahu, que viria a ser primeiro-ministro de Israel – comparece a uma entrevista levando consigo a mulher e os três filhos, Blum recebe relutantemente em sua casa uns hóspedes cujo comportamento põe em causa o seu estilo de vida americano.

A obra é um carrossel de emoções e temas, numa dança sinuosa entre ficção e realidade, humor e sarcasmo, que vai desde o relato histórico de uma viagem que aconteceu, com episódios criados para explorar as ambiguidades da experiência judaico-americana, os paradoxos da diáspora, o judaísmo e as políticas identitárias, tudo concentrado numa comédia desenfreada, irreverente, por um autor linguisticamente exímio.

O Meet the Author é uma iniciativa da FLAD, em parceria com o jornal PÚBLICO. O objetivo é proporcionar aos leitores portugueses um contacto próximo com alguns dos mais conceituados escritores dos EUA. As sessões acontecem mensalmente e são abertas ao público em geral, de forma gratuita. Os autores convidados são entrevistados pela jornalista Isabel Lucas.

A conversa com Joshua Cohen decorrerá no dia 25 de Junho, às 18h30, no Auditório da FLAD, na Rua do Sacramento à Lapa, 21, em Lisboa.

A sessão é aberta ao público e a entrada é gratuita. Caso queira assistir, confirme a sua presença através deste link.

Caso necessite de esclarecimentos adicionais, envie-nos um email para eventos.cultura@flad.pt