Viveu e estudou na Europa de Leste, o que lhe permitiu vivenciar a região. Essas experiências influenciaram as narrativas de Anthony Marra, que esteve na FLAD esta segunda-feira para uma conversa sobre a sua escrita, as suas obras e de onde lhe surge a inspiração.

Anthony Marra foi o convidado de janeiro do Meet the Author – Encontros com Escritores Americanos.  Nesta conversa com a jornalista Isabel Lucas, Marra falou sobre como a sua experiência no leste europeu, onde viveu e estudou, moldou as suas narrativas. Os seus três livros O Czar do Amor e do Tecno, A Constellation of A Vital Phenomena e Mercury Pictures Presents: A Novel representam, cada um à sua maneira, “a forma como a cultura molda a política e como a política reaviva o debate cultural”, disse.

O autor explicou que o seu último livro Mercury Pictures Presents: A Novel – que será traduzido para português até ao final deste ano – diferencia-se de O Czar do Amor e do Tecno e de A Constellation of A Vital Phenomena pela perspetiva mais autobiográfica.

“Com os dois primeiros vi-os como uma relação entre repórter e o seu assunto do jornalístico, tentei ao máximo distanciar-me do que estava a escrever. Neste último, pela primeira vez, aproximei-me da minha própria história familiar.” – Anthony Marra

O escritor contou ainda que a experiência do pai na guerra do Vietname se tornou a grande inspiração para o seu trabalho. “Quando era criança, lembro-me de ter ficado fascinado e horrorizado com as coisas que o meu pai poderia ter testemunhado numa idade relativamente jovem, e penso que isso acabou por ser algo que se refletiu no meu trabalho”, disse.

“A comédia é como o absurdo se articula, é através da comédia que ficamos a conhecer o absurdo, e essa é uma das razões pelas quais os meus trabalhos têm um certo humor e comédia quando estou a lidar com assuntos sérios.” – Anthony Marra

Veja a sessão na íntegra aqui:

 

 

O Meet the Author é uma iniciativa da FLAD, em parceria com o jornal PÚBLICO. O objetivo é proporcionar aos leitores portugueses um contacto próximo com alguns dos mais conceituados escritores dos EUA.

As sessões acontecem mensalmente e são abertas ao público em geral, de forma gratuita. Os autores convidados são entrevistados pela jornalista Isabel Lucas, também autora de Viagem ao Sonho Americano (Companhia das Letras), em que procura entender a América através dos livros.