A descoberta de A Condição Humana como que abriu um mundo novo. “Nunca tinha aberto um livro de filosofia política como aquele”. Desde então, Samantha Rose Hill dedicou duas décadas ao estudo e ensino de Hannah Arendt, culminando na autoria de uma nova biografia da pensadora política alemã. Um trajeto pessoal e uma obra extensa que a autora apresentou no Meet the Author – Encontros com escritores americanos, na FLAD.
O ponto de partida foi a obra Hannah Arendt – Uma Biografia, editada este ano em Portugal pela Relógio D’Água. Mas a conversa levou os presentes ao trajeto da sua autora, Samantha Rose Hill, desde que começou a ler filosofia política com 12 anos, e a forma como se deixou envolver no mundo fascinante de Hannah Arendt, uma pensadora desconcertante, polémica, e que continua profundamente atual.
Enquanto cientista política, sempre lhe disseram para se concentrar na obra dos autores e não nas suas vidas. Mas Hannah Arendt mudou a sua forma de ver a filosofia política. “Em alguém como Hannah Arendt, não podemos escrever sobre a obra sem escrever sobre sua vida”, disse a autora.
Por isso, quando aceitou o desafio de escrever uma biografia sobre a pensadora política do Século XX, dedicou-se a tentar compreender o melhor possível a sua vida. Pelo meio, algumas lacunas continuam por preencher, entre elas os três meses em que Hannah Arendt viveu em Lisboa, quando fugia de uma França invadida pela Alemanha Nazi,com destino aos Estados Unidos, onde viveu o resto da sua vida.
A sua obra continua presente, e polémica, como o era no século passado. Do seu conceito de amor ao mundo, à Banalidade do Mal que cunhou com a reportagem do julgamento de Adolf Eichmann em Israel, e como o social se transformou numa matéria-prima transacionável na modernidade, resultando numa perda de liberdade.
Se não teve oportunidade de assistir ao vivo, pode ver aqui a conversa na íntegra:
O Meet the Author é uma iniciativa da FLAD, em parceria com o jornal PÚBLICO. O objetivo é proporcionar aos leitores portugueses um contacto próximo com alguns dos mais conceituados escritores dos EUA.
As sessões são mensais e abertas ao público em geral, de forma gratuita. Os autores convidados são entrevistados pela jornalista Isabel Lucas, também autora de Viagem ao Sonho Americano (Companhia das Letras), em que procura entender a América através dos livros.
Em breve daremos conta dos convidados dos primeiros meses de 2023. Siga-nos para saber mais.
Posts Relacionados
13 de Dezembro, 2024
Vânia Baptista, da Universidade do Algarve, vence FLAD Science Award Atlantic 2024
Projeto 'Finding Home – Discovering the…
28 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Flechada – Programa de Apoio a Primeiras Exposições Individuais
Programa vai apoiar jovens artistas…
18 de Novembro, 2024
Portugal acolheu maior número de estudantes americanos de sempre em 2022/2023
Aumento de quase 60% no número de…