Após a Super Tuesday, a questão era se Joe Biden confirmava o bom momento ou se Bernie Sanders reagia e relançava a sua candidatura à nomeação do Partido Democrata para a eleição presidencial de 2020.
Os resultados da chamada Big Tuesday, em que seis Estados foram a votos na primária democrata, parecem ter clarificado as dúvidas em relação ao campo democrata: Joe Biden venceu em quatro dos seis Estados a votos, entre eles o Michigan, o maior e mais importante deles.
Pouco depois de as urnas encerrarem, Joe Biden foi anunciado de imediato como vencedor no Missouri e no Mississipi, num sinal que a eleição foi pouco contestada. A noite viria a dar-lhe ainda a vitória no Michigan e no Idaho.
O Vice-Presidente da era Obama conseguiu vitórias expressivas nestes três Estados, em particular no Mississipi onde conseguiu 81% dos votos. No Missouri ultrapassou os 60% e mesmo no Michigan foi além dos 50%, com Sanders ainda longe dos 40%.
Bernie Sanders ainda conseguiu vencer em dois Estados: na Dakota do Norte e em Washington. No caso do Estado de Washington, uma das cidades mais fustigadas pela epidemia do COVID-19, o senador do Vermont está na frente por uma margem demasiada curta, logo ainda não foi declarado um vencedor oficialmente.
Com estes resultados, Joe Biden alarga a vantagem que tinha sobre Bernie Sanders. No próximo dia 17, também uma terça-feira, haverá mais uma ronda de primárias, desta vez com alguns dos Estados mais importantes para a eleição presidencial, entre estes Florida e Ohio.
O Estado da Florida atribui 219 delegados nas primárias democratas, um dos Estados que individualmente maior número de delegados foi atribuído e pode ser um terreno difícil para Bernie Sanders, devido à elevada representação da população latino-americana e das palavras do Senador do Vermont sobre algumas iniciativas do regime de Fidel Castro.
Illinois é um Estado com uma elevada concentração de população afro-americana, e também a região que Barack Obama representava. O Ohio é outro dos chamados Swing States e também atribui mais de 100 delegados.
Posts Relacionados
12 de Novembro, 2024
“Donald Trump não é um isolacionista” – Hal Brands
Senior Fellow no think tank American…
7 de Outubro, 2024
FLAD Forum on Portugal and USA Higher Education regressa a 21 de outubro
Iniciativa junta no auditório da FLAD…
18 de Setembro, 2024
‘Até à Casa Branca’: a nova newsletter especial Observador/FLAD dedicada às eleições
Até às eleições, newsletter do…