A FLAD e a Universidade da Califórnia, em Berkeley, assinaram um protocolo abrangente que vai garantir a promoção de Portugal e da comunidade académica Portuguesa junto de uma das melhores universidades do mundo.
O acordo celebrado entre a FLAD e a Universidade da Califórnia, em Berkeley, prevê o financiamento por três anos do Centro de Estudos Portugueses, que faz parte do Instituto de Estudos Europeus da prestigiada universidade norte-americana.
Este vai permitir o financiamento do primeiro ano de doutoramento dos estudantes portugueses que sejam aceites e se tenham matriculado na Universidade da Califórnia, em Berkeley. A FLAD contribuirá com 20 mil euros para cada uma destas bolsas, um valor que será igualado pelo Fundo Pinto-Fialon.
O Fundo Pinto-Fialon foi criado na sequência da decisão do emigrante português nos EUA, Arthur Ferreira Pinto, de doar – juntamente com a sua mulher, Annette Fialon – os seus bens a UC Berkeley para apoiar estudantes Portugueses que decidam estudar nesta universidade. Arthur Pinto, era oriundo de Aveiro, e emigrou para os EUA em 1920, tendo completado a sua licenciatura em química na Universidade da Califórnia em 1942, quando tinha 40 anos, a meio da Segunda Guerra Mundial.
Outra das oportunidades que este acordo irá permitir será a atribuição de 10 mil dólares para que um Junior Visiting Researcher Português possa conduzir investigação para a sua tese de doutoramento em UC Berkeley, por um período entre os 3 e os 12 meses.
Promover Portugal e a comunidade portuguesa numa das melhores universidades do mundo
O acordo alcançado entre a FLAD e UC Berkeley vai permitir um vasto conjunto de iniciativas que será essencial para promover Portugal naquela universidade, mas também a comunidade Portuguesa, o ensino do Português e até Portugal como destino para os estudantes de Berkeley.
Entre outros, está previsto:
- Promover a ligação próxima entre a comunidade científica e académica Portuguesa com a Universidade de California, em Berkeley.
- O reconhecimento do Study in Portugal Network (SiPN) o programa de mobilidade académica da FLAD que visa o intercâmbio de estudantes norte-americanos em Portugal – pela Universidade de Berkeley;
- A colaboração com a FLAD no desenvolvimento de projetos na Califórnia que sejam prioritários para a Fundação e para Portugal;
- A organização de conferências, palestras, programas de intercâmbio e projetos de investigação, entre outros eventos com temas de interesse comum com académicos Portugueses, instituições públicas e a comunidade luso-americana, por todo o sistema de ensino da Califórnia;
- Promoção de parcerias e colaborações entre universidades, centros de investigação e demais instituições Portuguesas com a Universidade da Califórnia, em Berkeley;
- Encorajar investigação relativa à cultura e comunidade Luso-Americana;
- Promoção do estudo da Língua Portuguesa e de Portugal, entre alunos e staff na Universidade da Califórnia;
- Compra de publicações académicas e outras não disponíveis nas bibliotecas da região;
- Comunicação regular e contacto mais próximo com a comunidade Luso-Americana na região da Bay Area, informando as associações representativas das atividades do seu interesse na UC Berkeley;
Veja aqui mais detalhes sobre as oportunidades da Bolsa FLAD/Fundo Pinto-Fialon para Doutoramento e para a posição de Junior Visiting Researcher.
Até breve!
Posts Relacionados
18 de Novembro, 2024
Portugal acolheu maior número de estudantes americanos de sempre em 2022/2023
Aumento de quase 60% no número de…
21 de Outubro, 2024
Projetos selecionados para o Programa UP – Ensino Superior 2025
A FLAD atribui 111 000€ para apoiar a…
7 de Outubro, 2024
FLAD Forum on Portugal and USA Higher Education regressa a 21 de outubro
Iniciativa junta no auditório da FLAD…