A nova edição do Curso de Artes Visuais FLAD já começou em Arraiolos, no Córtex Frontal. Durante dois meses, nove artistas vão desenvolver trabalho individual tutorizado, com professores convidados que darão formação durante cada uma das nove semanas de duração do Curso.
A terceira edição do Curso de Artes Visuais da FLAD, programa da FLAD de formação artística avançada para jovens artistas com idades entre 25 e 35 anos, que trabalhem as áreas do desenho, pintura e instalação/escultura, decorre no Córtex Frontal, em Arraiolos, até dia 24 de novembro. Este curso, com duração de dois meses, será essencialmente prático, com uma atividade de ateliê a tempo inteiro, acompanhado por professores de renome, que terão como função estimular o pensamento crítico e o imaginário individual e o trabalho colaborativo. No final, os artistas vão ter a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido num dia aberto.
O Curso de Artes Visuais conta com a tutoria da artista Catarina Botelho, produção executiva da equipa do Córtex Frontal e com vários professores convidados. O calendário do Curso é o seguinte:
Dias 23 a 27 de setembro – Gabriela Albergaria (professora convidada)
Dias 30 de setembro a 4 de outubro – Rosana Paulino (professora convidada)
Dias 7 a 11 de outubro – semana de produção experimental
10 de outubro – sessão pública com Maria Torrada (professora convidada)
Dias 14 a 18 de outubro – Gabriel Abrantes (professor convidado)
Dias 21 a 25 de outubro – Demián Flores (professor convidado)
Dias 28 de outubro a 1 de novembro – Claire Pentecost (professora convidada)
Dias 4 a 8 de novembro – semana de produção experimental
4 de novembro – sessão pública com Carolina Trigueiros (professora convidada)
Dias 11 a 15 de novembro – Amy Yoes (professora convidada)
Dias 18 a 22 de novembro – preparação do dia aberto
23 de novembro – dia aberto
Fique a conhecer os nove artistas selecionados e os seus testemunhos:
André Costa
35 anos | Rio de Janeiro
“Participar neste projeto vai ser uma ótima oportunidade para me pôr em contacto com outros artistas que também vão estar a participar, assim como artistas já consagrados que nos vão estar a acompanhar durante a residência. Tendo em conta a minha investigação conceptual, onde existe uma aproximação do objeto artístico com o observador através de pequenas atividades e mensagens contidas num corpo de trabalho ao qual chamo de “Mexíveis”.”
Beatriz Neto
25 anos | Lisboa
“Vejo no curso uma oportunidade única para me desafiar e explorar ideias, expandindo a minha prática artística. Acredito que será um período de evolução fundamental para o início da minha carreira, impulsionando a mais produção e inovação no meu trabalho.”
Carlota Jardim
29 anos | Lisboa
“Candidatei-me ao Curso de Artes Visuais FLAD procurando a oportunidade de desenvolver trabalho artístico inédito, debruçando-me exclusiva e profundamente ao mesmo num ambiente de aprendizagem intensiva, contando com os recursos técnico-artísticos e interpessoais que este curso oferece.”
Catarina Gentil
25 anos | Mafra
“Tenho pensado no que existe sempre entre duas coisas. Entre dois espaços, dois tempos, duas emoções. Depois da pausa vem a ação. Depois do vazio, o cheio. É aqui onde vou acordar, a oportunidade certa, no momento certo.”
Catarina Lucas
27 anos | Porto
“Esta formação será o ideal para o meu crescimento enquanto artista e pessoa. Saindo do meu próprio atelier, convivendo e trabalhando com x artistas em novos ambientes, acabará por influenciar a forma como irei trabalhar e pensar, desenvolvendo o meu pensamento crítico, o que será bastante gratificante.”
India Mello
27 anos | Gavião
“Este curso é essencial para o desenvolvimento do meu futuro como artista, apresentando-se como uma oportunidade única para explorar novas abordagens, formatos e discursos da minha prática num contexto coletivo e de diálogo com outros artistas. Durante este período tenciono trabalhar sobre a materialização das emoções e os espaços onde esses objectos habitam no corpo.”
Pablo Quiroga Devia
34 anos | Paris
“Fazer parte do curso FLAD vai me permitir reconhecer o meu processo criativo numa perspetiva critica com profissionais das artes. Poder participar num espaço de aprendizagem também será estimulante para identificar diferentes abordagens das práticas artísticas em conjunto com os outros participantes.”
Rafaela Francisco Ferreira
27 anos | Lisboa
“Procuro explorar a relação entre o corpo e o espaço, investigando as nuances dessas interações por meio de diversos meios artísticos. O Curso de Artes Visuais FLAD oferece o ambiente e o contacto para que eu possa expandir o meu trabalho, através de novas inspirações e criar novas formas de expressão.”
Teresa Arêde
32 anos | Porto
“O CAV permitir-me-á aprofundar a minha prática artística, num ambiente de partilha com outros artistas. Este cruzamento de ideias e modos de fazer enriquecerá em muito o amadurecimento da minha investigação sonora e visual.”
Posts Relacionados
15 de Janeiro, 2025
Candidaturas Abertas: Bolsas de Investigação FLAD Arquivos Portugueses 2025
A FLAD abre candidaturas para bolsas de…
15 de Janeiro, 2025
Candidaturas Abertas: Bolsas de Investigação FLAD – Biblioteca Nacional 2025
A FLAD abre candidaturas para bolsas de…
15 de Janeiro, 2025
Candidaturas Abertas: Bolsas de Investigação FLAD – Torre do Tombo 2025
Bolsas para investigação de curta…