Estão abertas as candidaturas do concurso para Professor Visitante na Universidade de Georgetown durante o ano letivo 2024/25, uma iniciativa da FLAD e do Department of Government da Universidade de Georgetown, em Washington, D.C., EUA. O concurso contempla o apoio de uma estadia de um semestre ou um ano.
Esta é uma oportunidade única à disposição dos Professores portugueses numa das mais reputadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos, e uma referência nas áreas da Ciência Política e Relações Internacionais. Os selecionados terão a oportunidade de lecionar durante um ano ou um semestre em Georgetown, beneficiando dos recursos da Universidade, desenvolvendo parcerias e o seu currículo internacional.
Os candidatos podem propor uma estadia mais alargada, de dois semestres, caso assim o entendam (a decisão final caberá ao júri). Os temas da cadeira a propor podem ser mais alargados, exigindo-se apenas que estejam enquadrados nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais. A FLAD apoiará os escolhidos com uma bolsa mensal de 5.500 dólares, seguro de saúde e viagem de ida e volta.
As candidaturas estão abertas até 13 de novembro de 2023.
Condições da seleção:
O concurso tem como objetivo selecionar até dois professores visitantes na área da Ciência Política ou das Relações Internacionais para lecionar na Universidade de Georgetown durante um ou dois semestres do ano letivo de 2024/2025.
- O professor selecionado irá lecionar uma cadeira por semestre;
- A decisão final do programa da/s cadeira/s a lecionar será objeto de acordo entre a FLAD, a Universidade de Georgetown e o candidato selecionado;
- O candidato selecionado deverá participar ativamente na vida académica do Departamento, desenvolver iniciativas em Washington, em parceria com a FLAD, e colaborar com o trabalho da FLAD, quer naquela Universidade, quer no relacionamento com instituições sedeadas na zona de Washington, incluindo think tanks, fundações, outras universidades e contactos locais diversos.
Critérios de elegibilidade
- Nacionalidade portuguesa;
- Grau de Doutor;
- Trabalho publicado na sua área académica;
- Experiência de ensino em inglês.
Processo de candidatura
- As candidaturas deverão ser submetidas através do formulário online disponível neste link: https://flad.secure.force.com/CandidaturaMain?language=pt_PT;
- No formulário, os candidatos deverão indicar a preferência da duração da sua estadia (um ou dois semestres), cabendo a decisão final ao júri.
Documentos:
- Carta de motivação em português ou em inglês;
- CV em português e em inglês;
- Proposta de plano curricular de uma disciplina em inglês;
- Cópia do certificado de doutoramento;
- Duas cartas de recomendação de profissionais do mundo académico (investigação e/ou ensino) em português ou em inglês.
Prazos e condições:
O período de candidaturas decorrerá entre os dias 19 de setembro e 13 de novembro de 2023.
Só serão aceites candidaturas feitas através do formulário online (indicado acima).
Avaliação
As candidaturas serão objeto de análise por um júri constituído por:
- Rita Faden, Presidente da FLAD;
- Nuno Garoupa, Professor na George Mason University;
- Nuno Severiano Teixeira, Professor na Universidade NOVA de Lisboa.
Para melhor avaliação dos candidatos, serão realizadas entrevistas aos melhor classificados na avaliação curricular.
Apoio Financeiro
A FLAD atribuirá uma bolsa no valor de 5.500 USD/mês ao candidato selecionado, a que acrescem seguro de saúde e viagem de ida e volta.
Consulte o edital deste concurso – neste link – para todos os detalhes sobre o processo de candidatura. Para mais informações, por favor contactar leonor.barroso@flad.pt.
Posts Relacionados
13 de Dezembro, 2024
Vânia Baptista, da Universidade do Algarve, vence FLAD Science Award Atlantic 2024
Projeto 'Finding Home – Discovering the…
28 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Flechada – Programa de Apoio a Primeiras Exposições Individuais
Programa vai apoiar jovens artistas…
18 de Novembro, 2024
Portugal acolheu maior número de estudantes americanos de sempre em 2022/2023
Aumento de quase 60% no número de…