O primeiro episódio do podcast ‘O Burro e o Elefante’, uma parceria da FLAD com o Expresso, já está disponível nas plataformas habituais. Em ‘América (assim tão) dividida?’, Pedro Magalhães e João Maria Jonet convidam a cientista política Mafalda Pratas para conversarem sobre o eleitorado americano.

O novo podcast da FLAD e do Expresso dedicado à política americana estreia hoje com o episódio ‘América (assim tão) dividida?’.

Neste episódio, Pedro Magalhães e João Maria Jonet conversam com a cientista política Mafalda Pratas sobre o eleitorado americano. A convidada, que pode votar nas eleições de 5 de novembro, tenta pôr em perspetiva a ideia de que os americanos estão divididos em dois campos antagónicos e extremados enquanto os anfitriões acrescentam a sua visão sobre a polarização nos Estados Unidos. Até que ponto existe? Só entre os políticos ou também entre a população? Será irremediável ou transitória? Será que destrói as instituições ou é o resultado natural da democracia participada? Será que o copo está meio cheio ou meio vazio? Perguntas sem resposta…ou talvez não. Descubra no episódio de estreia, já disponível no Expresso e nas plataformas de podcast habituais:

‘O Burro e o Elefante’, conduzido por Pedro Magalhães e João Maria Jonet, vai discutir o estado da corrida presidencial até ao dia das eleições, a 5 de novembro. Este podcast pretende fazer a análise de um tema estrutural que marca este ato eleitoral e o debate sobre as forças por trás das grandes transformações políticas a que assistimos nos EUA. Disponível às quartas-feiras.

Sobre Mafalda Pratas:

Mafalda Pratas nasceu em Minneapolis, no estado do Minnesota, e cresceu em Lisboa. Licenciou-se em Economia e Ciência Política na Universidade do Illinois e terminou recentemente o doutoramento em Ciência Política na Universidade de Harvard. A sua investigação académica analisa o comportamento dos eleitores tendo em conta as instituições políticas e os partidos. Interessa-se também pelas desigualdades políticas e os dilemas gerados no processo de representação política. Estuda vários países europeus e os Estados Unidos em perspectiva comparada. Actualmente é Research Fellow no Instituto Universitário Europeu e escreve também uma coluna quinzenal no Observador.