Cinema Independente Americano

O Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 11 a 16 de março, com uma seleção de 12 filmes de realizadores independentes nunca apresentados em Portugal e com um relevante percurso nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo. Nesta edição, “o outro” é o tema que liga a programação. Queremos responder à questão “quem é o alter desconhecido que está na origem dos medos contemporâneos?”.

Programação


Sessão de abertura11/03 TerSala Manoel de Oliveira
21h30
Josh Margolin, 2024, 84'

12/03 QuaSala 3
19h00
Brian J. Smith, 2024, 90'

12/03 QuaSala 3
21h30
Paul Harrill, 2019, 82'

13/03 QuiSala 2
17h00
NOTES ON REGIONAL FILMMAKING
Masterclass de Paul Harrill

13/03 QuiSala 3
19h00
Paul Harrill, 2014, 88'

13/03 QuiSala 3
21h30
Savanah Leaf, 2023, 101'

14/03 SexSala 3
19h00
Monica Sorelle, 2023, 95'

14/03 SexSala 3
21h30
Matt Spicer, 2017, 98'

15/03 SábSala 3
17h00
Ana Asensio, 2017, 80'

15/03 SábSala 3
19h00
Babak Jalali, 2023, 91'

15/03 SábSala 3
19h30
Bill & Turner Ross, 2023, 110'

16/03 DomSala 3
17h00
Cecilia Aldarondo, 2020, 91'

16/03 DomSala Manoel de OliveiraSessão de encerramento
19h00
Kelly O'Sullivan, Alex Thompson, 2024, 115'

PaullHarrill

Masterclass

NOTES ON REGIONAL FILMMAKING

Cinema São Jorge13 de março, quinta-feira, 17h Entrada gratuita mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia a partir das 14h

Cineasta, professor e programador, Paul Harrill reside em Knoxville, no Tennessee. Tem revelado um interesse especial pela rica tradição do cinema regional nos Estados Unidos, que se manifesta essencialmente na sua atividade docente e de curadoria, e os seus dois filmes prendem-se diretamente com esta tradição: recurso a pequenas equipas, rodados localmente, sobre pessoas “normais”, frequentemente ignoradas por Hollywood. Nesta edição do Outsiders, tem dois filmes em exibição: Something, Anything e Light from Light. O realizar vai estar à conversa com o público no dia 13 de março, às 17h, no Cinema São Jorge.

Os Filmes

THELMA
Ficção, 2024, 84′


A HOUSE IS NOT A DISCO
Documentário, 2024, 90′


LIGHT FROM LIGHT
Ficção, 2019, 82′


SOMETHING, ANYTHING
Ficção, 2014, 88′


EARTH MAMA
Ficção, 2023, 101′


MOUNTAINS
Ficção, 2023, 95′


INGRID GOES WEST
Ficção, 2017, 98′


MOST BEAUTIFUL ISLAND
Ficção, 2017, 80′


FREMONT
Ficção, 2023, 91′


GASOLINE RAINBOW
Não-ficção, 2023, 110′


LANDFALL
Documentário, 2020, 91′


GHOSTLIGHT
Ficção, 2024, 115′


“Os doze filmes incluídos no programa deste ano levantam mais questões do que as respostas que dão, mas permitem, estamos certos, enriquecer o olhar sobre os vários "outros" que preocupam a sociedade americana de hoje.”

Por Carlos Nogueira, Programador

O Outsiders, agora na sua 4ª edição, tem desde o início procurado olhar com atenção para a América contemporânea, exibindo um cinema que, por se fazer à margem, é capaz de refletir com maior acuidade as preocupações de uma sociedade, multifacetada, mas onde se podem observar tendências comuns.

Uma das tendências mais notórias, que dura há pelo menos uma década e que não é exclusiva dos EUA, prende-se com a polarização de posições e com a proliferação de temas fraturantes, entre os quais o “outro”.

Sem querer transformar uma pequena e despretensiosa mostra de filmes numa tese académica ou descurar o seu carácter lúdico, pareceu-nos que a questão do “outro”, ou, se quisermos, a alteridade, seria uma das chaves da crispação que tem alastrado a todos os setores da sociedade americana.

O receio do “outro” existe desde tempos imemoriais, dizem-nos a História e a Antropologia. A tribo vizinha, o povo detrás da montanha, o credo diverso, sempre inspiraram receio. E hoje, quem é o “outro”? Quem é o alter desconhecido que está na origem dos medos contemporâneos?

Os outros além-fronteiras continuam a causar estranheza e rejeição. É o que nos parecem mostrar filmes como Landfall, que explora a agudização das relações entre os habitantes de Porto Rico e os americanos do mainland, Most Beautiful Island, onde a vulnerabilidade dos imigrantes sem documentos é posta em evidência, Fremont, que aborda as dificuldades de integração dos refugiados afegãos, ou Mountains, sobre as ilusões de várias gerações de uma família de origem haitiana a residir em Miami.

O “outro” clássico pode também estar mesmo ao lado: sob a forma de uma cor de pele diferente — Earth Mama — ou uma orientação sexual minoritária — A House Is Not a Disco. Há, contudo, declinações mais recentes desta alteridade quase invisível: o preconceito de idade (Thelma, em relação aos idosos; Gasoline Rainbow, com o foco na adolescência) ou o seio familiar, que pode ocultar o afastamento (Something, Anything; Ghostlight).

Outras fontes tradicionais de medo prendem-se com a saúde mental (a demência, os hospitais psiquiátricos) e com os fenómenos sobrenaturais (fantasmas, espiritismo). Também as encontramos na base da desconfiança e aversão contemporâneas. O “outro” pode estar dissimulado na loucura das redes sociais — Ingrid Goes West — ou presente através de sinais vindos do além — Light from Light.

Os doze filmes incluídos no programa deste ano levantam mais questões do que as respostas que dão, mas permitem, estamos certos, enriquecer o olhar sobre os vários “outros” que preocupam a sociedade americana de hoje.

Carlos Nogueira, Curadoria

Informações Úteis

Cinema São Jorge
Avenida da Liberdade, nº175
1250-141 Lisboa

Bilhetes
4,50 €
Com desconto – 4,00€*
* (menores de 25 anos, maiores de 65 anos)

Como chegar?

Metro
Linha Azul | Estação: Avenida

Autocarros 
709, 711, 732, 736

Contactos

Imprensa:
Paris, Texas — Rita Bonifácio – ritabonifacio@paristexas.pt

Outras informações:
media@flad.pt

cinemasaojorge.pt

flad.pt

Sessões para M/14

  • Filmes legendados em português
  • Programa sujeito a alterações
  • Os lugares não são marcados

Ficha Técnica

Programador

Carlos Nogueira

Coordenação de Produção

Vítor Alves Brotas

Produção

Clélia Luiz, Filipa da Rocha Nunes, Rui Vallêra

Coordenação de Comunicação

Inês Braizinha, Rita Bonifácio

Comunicação

Inês Braizinha, Constança Diogo

Assessoria de Imprensa

Rita Bonifácio (Paris, Texas)

Identidade Gráfica

atelier-do-ver

Design de Comunicação, Web Design e Video 

WSA Creative Agency, Pedro Fernandes

Tradução e Legendagem de filmes

Sara David Lopes, Cláudia Brito (Tradução), Olho de Boi (Legendagem)

Tradução

Elsa Vieira

Fotografia 

Inês Pinto Gonçalves | After Click

Spot vídeo 

Giuliane Maciel

FLAD

 

Órgãos Sociais da FLAD 

Conselho de Curadores

Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas
Mário Nuno dos Santos Ferreira
Jack (Joaquim) M. Martins
Maria Teresa Ferreira Soares Mendes
Maria Manuel Mota
Henrique da Costa Neves
Isabel Maria de Lucena Vasconcelos da Cruz de Almeida Mota

 

Conselho de Administração

Nuno de Albuquerque de Morais Sarmento, Presidente
Michael Alvin Baum, Jr.
Nuno Maria Herculano de Carvalho Pinheiro Torres
Maria Luísa da Silva Rocha
Daniela Braga

 

Conselho Executivo 

Nuno de Albuquerque de Morais Sarmento, Presidente
Michael Alvin Baum, Jr.
Nuno Maria Herculano de Carvalho Pinheiro Torres

CINEMA SÃO JORGE

 

Diretora

Marina Sousa Uva

Adjunta Direção 

Inês Freire

Coordenação técnica 

Fernando Caldeira

Adjunto de coordenação técnica 

Diogo Viana

Projecionistas 

Carlos Souto

Jorge Silva

Técnicos de espetáculo 

Carlos Rocha

Pedro Moreira

Coordenação Frente de Casa

Diana Liberal Guedes

Técnica Administrativa

Catarina Bernardo

Assistentes Bilheteira

Carina Rodrigues, Carolina Liberal, Mariana Guimarães, Olena Pikho

Manutenção

Mário Silva

Programador

Carlos Nogueira

Coordenação de Produção

Vítor Alves Brotas

Produção

Clélia Luiz, Filipa da Rocha Nunes, Rui Vallêra

Coordenação de Comunicação

Inês Braizinha, Rita Bonifácio

Comunicação

Inês Braizinha, Constança Diogo

Assessoria de Imprensa

Rita Bonifácio (Paris, Texas)

Identidade Gráfica

atelier-do-ver

Design de Comunicação, Web Design e Video 

WSA Creative Agency, Pedro Fernandes

Tradução e Legendagem de filmes

Sara David Lopes, Cláudia Brito (Tradução), Olho de Boi (Legendagem)

Tradução

Elsa Vieira

Fotografia 

Inês Pinto Gonçalves | After Click

Spot vídeo 
Giuliane Maciel

FLAD

 

Órgãos Sociais da FLAD

Conselho de Curadores

Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas
Mário Nuno dos Santos Ferreira
Jack (Joaquim) M. Martins
Maria Teresa Ferreira Soares Mendes
Maria Manuel Mota,
Henrique da Costa Neves
Isabel Maria de Lucena
Vasconcelos da Cruz de Almeida Mota

Conselho de Administração

Nuno de Albuquerque de Morais Sarmento, Presidente
Michael Alvin Baum
Jr., Nuno Maria Herculano de Carvalho Pinheiro Torres
Maria Luísa da Silva Rocha
Daniela Braga

Conselho Executivo 

Nuno de Albuquerque de Morais Sarmento, Presidente
Michael Alvin Baum, Jr.
Nuno Maria Herculano de Carvalho Pinheiro Torres

CINEMA SÃO JORGE

 

Diretora

Marina Sousa Uva

Adjunta Direção 

Inês Freire

Coordenação técnica 

Fernando Caldeira

Adjunto de coordenação técnica 

Diogo Viana

Projecionistas 

Carlos Souto

Jorge Silva

Técnicos de espetáculo 

Carlos Rocha

Pedro Moreira

Coordenação Frente de Casa

Diana Liberal Guedes

Técnica Administrativa

Catarina Bernardo

Assistentes Bilheteira

Carina Rodrigues, Carolina Liberal, Mariana Guimarães, Olena Pikho

Manutenção

Mário Silva

Uma coprodução

Apoio

Parceiro Media

Apoio à Divulgação

Veja aqui as Edições Passadas

Edição de 2022Edição de 2023Edição de 2024