Portugal integra desde esta segunda-feira o Transatlantic Periscope, uma plataforma internacional que agrega informação, análise e dados que permitem aferir o estado da relação entre os Estados Unidos e 16 países europeus. Este é um projeto da Bertelsmann Foundation, a que a FLAD se associa em Portugal.

O Transatlantic Periscope é uma ferramenta multimédia interativa que agrega comentários de especialistas e cobertura mediática de elevada qualidade, com documentos oficiais e dados quantitativos, que permitem avaliar a relação entre os EUA e os países da União Europeia e o Reino Unido.

Esta plataforma conta também com uma avaliação regular feita por um painel de especialistas portugueses sobre o estado da relação entre Portugal e os Estados Unidos, que permitirá aferir a também a evolução ao longo do tempo.

O objetivo é que investigadores, estudantes, jornalistas, diplomatas e outros decisores políticos possam consultar informação de fontes credíveis, tudo no mesmo espaço, contribuindo para um maior conhecimento, seja para o debate público, produção de investigação ou nas tomadas de decisão.

O Transatlantic Periscope recorre a sistemas de inteligência artificial para a identificação do conteúdo, recorrendo a um conjunto de palavras-chave e conceitos geopolíticos. O conteúdo reunido é então verificado por especialistas na área, que decidem se os artigos devem ou não ser publicados.

Com a inclusão de Portugal, são 16 os países que integram o Transatlantic Periscope, dos quais 15 são Estados-membros da União Europeia, aos quais se junta o Reino Unido. A Bertelsmann Foundation pretende alagar este projeto aos restantes Estados-membros.

Esta plataforma é de acesso livre e poderá ser acedida através da página transatlanticperiscope.org ou através do site da FLAD.