Na edição de outubro de 2024 do Programa de Traduções FLAD, foram selecionadas nove obras, cuja tradução de inglês para português e de português para inglês vai ser apoiada pela FLAD. As candidaturas para o concurso de maio realizam-se entre 1 e 31 de maio de 2025.

A FLAD realizou no mês de outubro de 2024 uma nova edição do programa de traduções de obras literárias. O objetivo é apoiar as editoras nacionais, ajudando a viabilizar obras de autores americanos que de outra forma não chegariam às livrarias portuguesas.

Nesta edição, foram escolhidas nove obras, propostas por várias editoras, cuja tradução para português e vai ser agora apoiada pela FLAD.

Este é

um concurso regular, que acontece duas vezes por ano. A próxima edição realiza-se entre 1 e 31 de maio de 2025.

Obras selecionadas:

Livro: This Strange Eventful History

Autor: Claire Messud

Editora PT: Edições ASA II S.A.

Editora EUA: W.W. Norton & Company

Sinopse: Uma família dilacerada pela guerra, geografia, política, religião, ao longo de três gerações.

 

 

 

Livro: Knockemstiff

Autor: Donald Ray Pollock

Editora PT: Cutelo Edições

Editora EUA: Vintage Publishing

Sinopse: Contundente, brutal, mas infundido com uma profunda simpatia, Knockemstiff é uma coleção de histórias hilariantes e sombrias que se passam numa pequena cidade no sul do Ohio. Os jovens de Knockemstiff crescem na sombra maligna dos seus pais.

 

Livro: Florida

Autor: Lauren Groff

Editora PT: Cutelo Edições

Editora EUA: Riverhead Books

Sinopse: No seu novo livro, vigoroso e comovente, Lauren Groff traz a sua narrativa eléctrica e a sua inteligência para um mundo em que tempestades, cobras e buracos se escondem nos limites da vida quotidiana, mas as maiores ameaças e mistérios são de natureza humana, emocional e psicológica. Entre os que navegam por tudo isto estão um par de irmãs abandonadas, um rapaz solitário, já crescido; um casal inquieto e sem filhos; uma mulher sem-abrigo que procura; e uma personagem inesquecível e recorrente – uma esposa e mãe firme e conflituosa.

 

Livro: James

Autor: Percival Everett

Editora PT: Livros do Brasil/Porto Editora

Editora EUA: Doubleday

Sinopse: James é um romance cativante e ferozmente engraçado que deixa uma marca indelével, obrigando-nos a ver As Aventuras de Huckleberry Finn, de Mark Twain, sob uma luz totalmente nova e transformadora. Das sombras do espírito malicioso de Huck Finn, Jim emerge para reclamar a sua voz, desafiando as convenções que o remeteram para as margens. Nomeado para o Booker Prize de 2022 pelo seu romance The Trees, o Professor Percival Everett é um dos escritores mais condecorados da atualidade.

 

Livro: The Undercommons: Fugitive Planning & Black Study

Autor: Fred Moten e Stefano Harney

Editora PT: Snob

Editora EUA: Minor Compositions

Sinopse: Nesta série de ensaios, Fred Moten e Stefano Harney baseiam-se na teoria e na prática da tradição radical negra, na medida em que esta apoia, inspira e alarga o pensamento social e político contemporâneo e a crítica estética. Hoje em dia, a riqueza geral da vida social vê-se confrontada com mutações nos mecanismos de controlo, desde a proliferação da logística capitalista até à governação pelo crédito e à gestão da pedagogia. Trabalhando a partir e no interior da poesis social da vida nos subcomuns, Moten e Harney desenvolvem e expandem uma série de conceitos: estudo, dívida, cerco, planeamento e expedição. No caminho fugitivo de uma negritude histórica e global, os ensaios deste volume inquietam e convidam o leitor para os conjuntos auto-organizados da vida social que são lançados todos os dias e todas as noites no meio do antagonismo geral dos subcomuns.

 

Livro: On Anarchism

Autor: Noam Chomsky

Editora PT: Antígona – Editores Refractários

Editora EUA: Penguin

Sinopse: Apresenta uma introdução à teoria política de Noam Chomsky. Este título reúne os seus ensaios e entrevistas para fornecer uma introdução breve e acessível à sua marca distintivamente otimista de anarquismo.

 

Livro: Pilgrim at Tinker Creek

Autor: Annie Dillard

Editora PT: Antígona – Editores Refractários

Editora EUA: Harper

Sinopse: Este vencedor do Prémio Pulitzer em 1975 e classificado pelo New York Times como um dos 100 melhores livros de não ficção do século, apresenta reflexões intemporais sobre a solidão, a escrita e a fé no meio do belo, embora por vezes brutal, mundo da natureza à porta do autor, nas Blue Ridge Mountains da Virgínia.

 

Livro: Lucy

Autor: Jamaica Kincaid

Editora PT: Alfaguara/Penguin Random House

Editora EUA: FSG

Sinopse: Lucy, uma adolescente das Caraíbas, chega aos Estados Unidos para trabalhar como au-pair em casa de uma família de classe média. Tudo é novo para ela: o clima, as relações humanas e o ambiente. Lewis, Mariah e as suas quatro filhas são uma família quase perfeita: bonita, rica e aparentemente feliz. Mesmo assim, Lucy começa a encontrar falhas na sua fachada impecável. Com um olhar agudo e penetrante, com uma barra de raiva e compaixão, Lucy vai rever as suposições e verdades do seu novo ambiente, comparando-as com a realidade do seu país de origem. No processo de se tornar uma mulher adulta, Lucy reflectirá sobre a crueldade do seu passado e a relação conturbada com a sua mãe e, com uma combinação perfeita de sensibilidade e racionalidade, descobrirá gradualmente que não está disposta a deixar-se enganar pela nova realidade que a rodeia. Jamaica Kincaid criou uma personagem surpreendente, dotada de uma clareza e integridade férteis: uma heroína cativante.

 

Livro: O Quarto Perdido do MotelX – Os filmes do terror português (1911-2006)

Autor: Coordenação João Monteiro e Filipa Rosário

Editora PT: CTX – Cineclube de Terror de Lisboa

Editora EUA: Severin Films

Sinopse: Na 3.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, realizada em 2009, foi inaugurada a secção Quarto Perdido nos seguintes moldes: «o passado cinematográfico não foi uma idade das trevas do cinema de fantasia e terror, explorámos os arquivos da Cinemateca no sentido de descobrir filmes e autores que pudessem definir o “terror português” e damos este ano início à secção Quarto Perdido, que todos os anos recuperará do esquecimento obras que de outra forma seriam impossíveis de aceder». Ao propor uma lista de filmes nacionais, “O Quarto Perdido do MOTELX” retoma o objetivo inicial da secção. Este livro apresenta, então, um conjunto de textos sobre estas obras, oferecendo um primeiro olhar sobre elas, olhar esse consolidado à luz do género e, naturalmente, da contemporaneidade, longe das guerras intestinas que provocaram o esquecimento de algumas delas. Com esta iniciativa, o MOTELX propõe uma nova perspectiva sobre o nosso passado cinematográfico, cujas histórias e personagens se encontram um pouco esquecidas.