No âmbito do esforço de promoção da internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas, a FLAD lança esta terça-feira o Programa UP Ensino Superior, uma linha de financiamento para que possam desenvolver projetos de parceria com instituições dos Estados Unidos tendo em vista a cooperação e a internacionalização do Ensino Superior português.
A importância da internacionalização do Ensino Superior português é uma questão central na atuação da FLAD, que tem vindo a desenvolver um conjunto de projetos e iniciativas para promover o intercâmbio de conhecimento, desenvolvimento de parcerias e a abertura deste importante mercado para as universidades portuguesas. Entre outras iniciativas, a FLAD opera desde 2014 o SiPN – Study in Portugal Network, um programa de intercâmbio de estudantes americanos para universidades portuguesas.
“A criação de parcerias ativas com Instituições de Ensino Superior americanas é importante para que as Instituições Portuguesas conquistem a visibilidade que merecem. Esperamos que essas parcerias abram também caminho à inovação e à experimentação de novas abordagens de ensino.” – Michael Baum, administrador da FLAD.
O Programa UP Ensino Superior irá disponibilizar uma linha de financiamento para que as instituições de Ensino Superior portuguesas possam desenvolver os seus projetos tendo em vista a internacionalização das suas próprias instituições, aprendizagem de melhores práticas e cooperação curricular, entre outros.
Os projetos selecionados poderão receber até um máximo de 30 mil euros de financiamento, para projetos que contemplem, de forma combinada ou isolada, por exemplo:
- Cooperação e/ou articulação curricular (ex: desenvolvimento de diplomas duplos ou conjuntos; apoio financeiro para desenvolvimento de novos consórcios entre Portugal e os EUA; etc.);
- Adoção e utilização de tecnologia (ex: Aprendizagem Internacional Colaborativa Online – COIL, mobilidade virtual, etc.);
- Treino e desenvolvimento de docentes e staff (ex: estadias de curta-duração para treino em imersão);
- Investigação conjunta (ex: projetos conjuntos, redes multilaterais);
- Aquisição de talento (ex: contratações conjuntas/joint appointments.
As instituições de ensino superior portuguesas que se queiram candidatar a este programa podem apresentar projetos que incluam fins não listados acima, mas é importante que se tratem de iniciativas conjuntas, que demonstrem potencial de envolvimento e empenho mútuo, tendo em vista objetivos comuns para a internacionalização a médio/longo prazo. Os objetivos devem ser explícitos e de fácil mensuração.
Quem se pode candidatar:
- Serão consideradas propostas para qualquer nível de ensino superior – licenciatura, mestrado, doutoramento, formação executiva, ou outros;
- Estas propostas podem ser apresentadas de forma isolada ou combinada;
- Programa está disponível para qualquer área do saber;
- Universidades, Politécnicos, Faculdades, Centros de Investigação ou Escolas Superiores poderão apresentar candidaturas que envolvam duas ou mais universidades (consórcios), de ambos os lados do Atlântico;
- As propostas das Instituições do interior do país, ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, terão uma majoração positiva na análise da sua candidatura.
Calendário:
- O concurso estará aberto entre 2 de junho e 9 de outubro de 2022;
- Os candidatos serão notificados dos resultados até 27 de outubro de 2022;
- O apoio será disponibilizado durante o ano de 2022 para iniciativas a iniciarem-se durante o ano académico 2022/23;
- Em casos excecionais, dependendo da natureza da iniciativa, poderá ser considerado um faseamento do apoio.
Critérios de Elegibilidade e Processo de Candidaturas
- As candidaturas devem ser submetidas pelas Instituições de Ensino Superior portuguesas;
- As candidaturas podem ser submetidas em inglês ou português;
- A cada candidatura submetida, individual ou em formato de consórcio, deverá estar associado um Diretor de Projeto/Investigador Principal que representa a(s) IES(s) envolvida(s) em Portugal, e a indicação de um ponto de contacto de referência na(s) IES(s) envolvidas nos EUA.
A cada candidatura deverá ser anexada a seguinte documentação:
- Carta de apoio por parte da da(s) IES portuguesa envolvida(s);
- Carta de apoio por parte da da(s) IES dos EUA envolvida(s);
- Descrição da ação conjunta e respetivos objetivos;
- Cronograma;
- Orçamento refletindo o investimento das diferentes partes envolvidas;
- Outros documentos de suporte à candidatura.
As candidaturas deverão ser submetidas preenchendo o formulário online disponível no seguinte link: https://flad.secure.force.com/CandidaturaMain?language=pt_PT
Financiamento:
- Até 30.000 euros por projeto selecionado;
- As propostas selecionadas poderão ser apoiadas na sua totalidade, ou em valor inferior ao solicitado;
- A FLAD poderá, caso entenda, não selecionar nenhuma candidatura;
- A FLAD não suporta custos gerais institucionais (overheads), pelo que os valores previstos de investimento orçamentados devem refletir estes custos como co-financiamento institucional das IES envolvidas.
A informação disponibilizada neste artigo não dispensa a consulta atenta do edital deste concurso, que pode ser encontrado neste link.
Para questões ou esclarecimentos adicionais por favor contacte: ricardo.pereira@flad.pt
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