A FLAD e a Fulbright têm uma parceria com o objetivo de reforçar o apoio ao estudo e investigação nos EUA, e promover Portugal como destino académico para os norte-americanos. No âmbito desta relação, para o ano letivo 2023/2024, a FLAD atribuiu quatro bolsas a estudantes e investigadores portugueses de diversas áreas científicas e duas bolsas a investigadores americanos.

Este ano, a Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FLAD, irá apoiar quatro mestrandos em universidades portuguesas, que irão desenvolver um período de investigação nos EUA de 4 meses, em quatro áreas científicas diferentes. São eles:

Ana Mesias de (Biomedical Engineering) é aluna de Mestrado em Engenharia Biomédica na Faculdade de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. A estudante vai desenvolver parte da sua tese de mestrado, intitulada “Bio-peptides with neuroprotective and neuromodulator potential upon brain disorders”, na Universidade de Stanford. O projeto tem como objetivo desenvolver um medicamento de base biológica, utilizando duas fontes de proteínas naturais e sustentáveis para prevenir e tratar doenças neurodegenerativas.

Bernardo Gabriel de (Electrical Engineering) é estudante de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Durante a sua estadia no Monterey Bay Aquarium Research Institute, na Califórnia, vai juntar-se à equipa de Brett Hobson com o objectivo de conceber e desenvolver uma placa-mãe modular e eficiente em termos energéticos para veículos subaquáticos autónomos.

Gabriela Biscotto (Architecture) é estudante de Mestrado em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. A aluna vai integrar, como Visiting Student Researcher, o Stuckeman Center for Design Computing, uma unidade de investigação da School of Architecture and Landscape Architecture, College of Arts and Architecture, na The Pennsylvania State University, onde vai testar novas tecnologias e processos aplicáveis à construção modular, tirando partido dos recursos inigualáveis dos diferentes laboratórios tecnológicos.

Pedro Ligeiro (Entrepreneurial Studies) é aluno de Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Vai desenvolver parte da tese na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. A sua investigação é focada no estudo do Parque do Triângulo de Investigação da Carolina do Norte, e o seu ecossistema de Inovação, com o objetivo de encontrar ferramentas para aplicar no crescimento e desenvolvimento de novas empresas na sua região de origem.

Os quatro novos Fulbrighters vão iniciar os seus programas de investigação nos Estados Unidos a partir de Dezembro de 2023.

 

 

A Fulbright e FLAD atribuem também o FLAD Open Study/Research Award que irá apoiar dois investigadores americanos em universidades portuguesas para desenvolverem investigação em Portugal durante oito meses, em duas áreas científicas diferentes. São eles:

Kenzo Kimura (Public Health) licenciou-se na Universidade de Nova Iorque em Ciências e Distúrbios Comunicativo. É visiting public health researcher na Universidade NOVA de Lisboa, Escola Nacional de Saúde Pública. O estudante fala fluentemente português do Brasil, ferramenta que considera importante para realizar a sua investigação em Portugal. Vai desenvolver um estudo sobre os idosos em Lisboa e avaliar a sua qualidade de vida, entrevistando-os sobre as temáticas da felicidade e da família, mas também focando a acessibilidade dos cuidados de saúde subsidiados em Portugal.

Michelle Furmanksy (Public Policy) licenciou-se no Frederick Honors College da Universidade de Pittsburgh, com especialização em Economia e Política e Filosofia e minor em Português e Cultura Luso-Brasileira. Vai analisar e avaliar as políticas económicas que visam o desemprego juvenil. Espera que o seu trabalho na Universidade de Lisboa contribua para a criação de mais e melhores oportunidades económicas para os jovens em Portugal e na UE como um todo.

Os dois estudantes vão iniciar as suas investigações em Portugal a partir de Outubro de 2023.