Rui Gomes, estudante de mestrado em Políticas Públicas no ISCTE com 22 anos, é o vencedor do POV – Point of View, um concurso da FLAD que premiou os melhores textos de jovens estudantes sobre as eleições presidenciais dos EUA de 2024.  O vencedor vai receber 2.000 euros e verá o seu texto publicado na edição especial da revista SÁBADO dedicada às eleições dos EUA – nas bancas a partir de 12 de outubro.

Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior, e atualmente a frequentar o segundo ano do mestrado em Políticas Públicas, Rui Gomes venceu o concurso POV – Point of View com o texto “I want you to get mad”, onde analisa a divisão dos EUA em duas Américas, uma liberal e uma pro-Trump, e antecipa um voto baseado na emoção, e não nas políticas.

A FLAD decidiu ainda atribuir dois segundos prémios em ex aequo a:

  • Helena Halpern, de 19 anos, estudante de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade NOVA de Lisboa
    – “As eleições americanas e a competição tecnológica”;
  • Francisco O’Neill, 22 anos, estudante de História na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa –
    “Whatever you say, boomer!”

Estes dois alunos vão receber um prémio monetário de 1.000 euros.

O concurso POINT OF VIEW foi criado para estimular a participação e o pensamento dos mais jovens, que serão potencialmente os mais afetados pela decisão a 5 de novembro, sobre como veem as eleições dos Estados Unidos do próximo dia 5 de novembro. O que lhes interessa, o que os inquieta e o que os motiva nos mais diferentes temas da atualidade.

O POV premiou os três melhores textos sobre as eleições americanas – política interna ou externa – escritos por jovens entre os 18 e os 23 anos, de nacionalidade portuguesa ou a viver em Portugal há mais de 5 anos.

O vencedor recebe um prémio monetário de 2.000 euros e vê o seu texto publicado pela revista SÁBADO, a edição especial dedicada às eleições presidenciais de 2024 – apoiada pela FLAD. Os dois segundos prémios recebem um prémio monetário de 1.000 euros. Os três escolhidos terão os seus textos publicados no microsite da FLAD dedicado às eleições presidenciais americanas.

Leia os artigos na íntegra:

Parabéns aos vencedores!