A FLAD recebe no próximo dia 9 de maio Elizabeth Economy, uma das mais reputadas autoras e especialistas sobre a China, para uma conversa sobre como o país liderado por Xi Jinping quer transformar o mundo à sua imagem (e aos seus interesses). Esta será a última sessão do ciclo Democracy: The Way Ahead, e será moderada por Raquel Vaz Pinto.
Ao longo da sua história, a China tem demonstrado ser um país difícil de compreender para quem está de fora, com períodos de isolacionismo extremo – como aconteceu durante a dinastia Ming -, e que elevou o secretismo sobre as suas intenções e dinâmicas internas, especialmente desde a revolução chinesa de 1949, a uma forma de arte. Longe vão os dias de reforma e abertura de Deng Xiaoping, e a postura mais moderada na cena internacional de Jiang Zemin e Hu Jintao.
Desde que subiu ao poder em 2012, Xi Jinping tem transformado a China num poder mais interventivo, revisionista e beligerante. Desde as quezílias regionais nos mares do Sul da China, as ameaças a Taiwan e com o fim efetivo do princípio Um País, Dois Sistemas em Hong Kong, ao desafio direto à liderança dos Estados Unidos nas instituições que compõem a ordem internacional, apoio à Rússia na guerra com a Ucrânia, e crescimento da sua influência em África, na Ásia central e América Latina.
Neste cenário complexo, e com eleições fundamentais a acontecer este ano nos Estados Unidos e na Europa, a FLAD convidou uma das mais reputadas especialistas em relações internacionais especializadas na China, Elizabeth Economy. Autora de vários livros que retratam a evolução da China nas últimas duas décadas, dos quais se destacam The Third Revolution: Xi Jinping and the New Chinese State (2018) e The World According to China (2022), Elizabeth Economy é senior fellow na Hoover Institution da Universidade de Stanford. Entre 2021 e 2023 integrou a Administração Biden, enquanto senior foreign advisor para a China do Departamento do Comércio. Integrou também o Council on Foreign Relations entre 1994 e 2021, do qual foi também C.V. Starr Senior Fellow e diretora para os Estudos Asiáticos.
O ciclo Democracy: The Way Ahead, que agora termina, é uma iniciativa criada pela FLAD em janeiro de 2023, com o objetivo de promover um espaço de reflexão e debate sobre as atuais problemáticas com que se depara a comunidade euro-atlântica, e, com recurso a especialistas internacionais, procurar soluções para as próximas décadas.
No âmbito deste ciclo, a FLAD recebeu John Ikenberry, Professor na Universidade de Princeton, e Constanze Stelzenmüller, diretora do Center on the United States and Europe da Brookings Institution, os jornalistas Peter Baker (New York Times) e Susan Glasser (New Yorker), e os especialistas em relações internacionais Robert Kaplan, Walter Russell Mead e Kori Schake, Bruno Tertrais e Cathryn Clüver Ashbrook.
A sessão The World According to China decorrerá no dia 9 de Maio às 18h30, no auditório da FLAD, em Lisboa, e será moderada por Raquel Vaz Pinto, Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa.
Os eventos organizados pela Fundação são gratuitos e de entrada livre, sujeitas apenas a uma confirmação prévia. Caso pretenda assistir, por favor confirme a sua presença aqui.
Posts Relacionados
13 de Dezembro, 2024
Vânia Baptista, da Universidade do Algarve, vence FLAD Science Award Atlantic 2024
Projeto 'Finding Home – Discovering the…
28 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Flechada – Programa de Apoio a Primeiras Exposições Individuais
Programa vai apoiar jovens artistas…
18 de Novembro, 2024
Portugal acolheu maior número de estudantes americanos de sempre em 2022/2023
Aumento de quase 60% no número de…