Do tempo que passou enquanto intérprete de jovens migrantes oriundos da América Central na fronteira com os Estados Unidos nasceu o desdém pelo sistema desumano de imigração nos EUA, e a vontade o mudar. Depois de vários cursos ainda pensou em estudar direito, mas a família exigiu-lhe que fosse trabalhar. Daí nasceu uma das mais reputadas escritoras da atualidade, recetora da ‘bolsa para os génios’ a MacArthur Fellowhip, e uma obra dedicada a esta experiência, aterradora e tantas vezes falta. Valeria Luiselli esteve na FLAD para mais uma edição do Meet the Author.
Nasceu na Cidade do México, mudou-se para Madison, Wisconsin, e viveu na Costa Rica, Coreia do Sul, África do Sul. Diz que se sente em casa em muitos sítios, e mais pelas pessoas que pelos locais. Tem trªes nacionalidades, uma filha americana, e duas obras de grande destaque – ‘Lost Children Archive’ (Deserto Sonoro, editado em Portugal pela Bazarov) e Faces in the Crowd (Rostos na Multidão). Veja a conversa na íntegra:
O seu primeiro livro, uma coletânea de ensaios intitulada Papeles Falsos, foi publicado em 2010. Escreve regularmente para revistas e jornais, como as Letras Libres e o New York Times. Também escreveu librettos para ballet, para a Companhia de Bailado de Nova Iorque.
A escritora é recipiente de vários prémios, entre eles uma MacArthur Fellowhip – uma das mais prestigiadas bolsas para artistas – e vencedor do prémio do DUBLIN literary award.
Valeria Luiselli esteve na FLAD no passado dia 27 de junho, onde esteve à conversa com a jornalista Isabel Lucas. O Meet the Author é uma iniciativa da FLAD, em parceria com o jornal PÚBLICO.
Posts Relacionados
13 de Dezembro, 2024
Vânia Baptista, da Universidade do Algarve, vence FLAD Science Award Atlantic 2024
Projeto 'Finding Home – Discovering the…
28 de Novembro, 2024
Candidaturas Abertas: Flechada – Programa de Apoio a Primeiras Exposições Individuais
Programa vai apoiar jovens artistas…
18 de Novembro, 2024
Portugal acolheu maior número de estudantes americanos de sempre em 2022/2023
Aumento de quase 60% no número de…